SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Mapeamento e validação de marcadores moleculares dos genes Dt1 e Dt2 que determinam tipo de crescimento da haste da sojaMorfologia e viabilidade de grãos de pólen de genótipos de mamoneira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Acta Scientiarum. Agronomy

versão impressa ISSN 1679-9275versão On-line ISSN 1807-8621

Resumo

HONORIO, Isabela Cristina Gomes et al. Crescimento, desenvolvimento e teor de flavonoides em calêndula ( Calendula officinalis L.). Acta Sci., Agron. [online]. 2016, vol.38, n.1, pp.69-75. ISSN 1807-8621.  https://doi.org/10.4025/actasciagron.v38i1.25976.

Os compostos fármaco-ativos estudado no trabalho, os flavonoides, de maneira geral, estão localizados na parte aérea das plantas. São pigmentos naturais presentes nos vegetais e protegem o organismo do dano por agentes oxidantes. O experimento foi conduzido na casa de vegetação do Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa, MG. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado, com cinco tratamentos e cinco repetições. Os tratamentos foram as épocas de colheita: zero, três, seis, nove e doze dias após a antese (DAA). Foram avaliadas a altura da planta (mm), o diâmetro do caule (mm), o número de folhas e o teor total de flavonoides (%, p p-1). Foi realizada a curva de crescimento da calêndula e seu desempenho quanto à altura, diâmetro e número de folhas ao longo do tempo de avaliação. A época de colheita influenciou positivamente no teor total de flavonoides e na produtividade média dos capítulos florais, sendo que aos três DAA foi encontrado maior teor de flavonoides. A resposta foi heterogênea entre as épocas de colheita (0, 3, 6, 9 e 12 dias após a antese) quanto à produtividade média das flores e o acúmulo de flavonoides. Aos três dias após a antese obteve-se a maior produtividade de flavonoides, portanto aconselha-se que a colheita das inflorescências seja feita a cada três dias.

Palavras-chave : metabolismo secundário; compostos fenólicos; época de colheita; desempenho vegetal.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )