SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue4DOES DECUBITUS AFFECT NEURAL ELEMENTS POSITIONING? A MRI STUDY COMPARING DORSAL AND LATERAL POSITIONFACET JOINT DEGENERATION IN PATIENTS WITH LUMBAR DISC HERNIATION AND PROBABLE DETERMINING FACTORS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Coluna/Columna

Print version ISSN 1808-1851On-line version ISSN 2177-014X

Abstract

GONCALVES, LUAN CELSO et al. ANÁLISE DA CONFIABILIDADE DA CLASSIFICAÇÃO DE LEE PARA HÉRNIAS DE DISCOS LOMBARES. Coluna/Columna [online]. 2020, vol.19, n.4, pp.258-261.  Epub Oct 12, 2020. ISSN 2177-014X.  http://dx.doi.org/10.1590/s1808-185120201904221700.

Objetivo

Avaliar a confiabilidade intra e interobservador da classificação de Lee et al. para hérnias migradas de disco lombar.

Métodos

Ahn Y et al., em 2018, demonstraram a acurácia dessa classificação para radiologistas. Entretanto, as imagens de ressonância magnética são muitas vezes interpretadas por ortopedistas. Sendo assim, foi realizado um estudo transversal por meio da avaliação de exames de ressonância magnética de 82 casos diagnosticados com hérnia de disco lombar. As imagens foram avaliadas por quatro médicos, sendo três ortopedistas especialistas em cirurgia da coluna e um radiologista. Foi realizada a análise de confiabilidade intra e interobservador com o uso de porcentagem de concordância e do método Kappa.

Resultados

A relação das classificações utilizadas pelos quatro avaliadores tiveram, em sua maior proporção, as classificações tipo “zona 3” e “zona 4” em ambos os momentos de avaliação. Os níveis anatômicos mais acometidos foram L5-S1 (48,8%) e L4-L5 (41,4%). A concordância intra e interobservador, que comparou os dois momentos de avaliação dos exames complementares dos participantes envolvidos, obteve classificações de moderada a muito boa.

Conclusões

A classificação de Lee apresentou confiabilidade intra e interobservador moderada a muito boa para a avaliação de hérnia migrada de disco lombar. Nível de evidência II; Estudo Retrospectivo.

Keywords : Região Lombossacral; Deslocamento do Disco Intervertebral; Espectroscopia de Ressonância Magnética; Vértebras Lombares.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )