SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue1qEEG spectral peak in Alzheimer's disease: A possible tool for treatment follow-upStandardization of the normative group for the third version of the test of visual attention - TAVIS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Dementia & Neuropsychologia

Print version ISSN 1980-5764

Abstract

FICHMAN, Helenice Charchat; NITRINI, Ricardo; CARAMELLI, Paulo  and  SAMESHIMA, Koichi. Uma nova bateria de rastreio cognitivo computadorizada (CompCogs) para o diagnóstico precoce da doença de Alzheimer. Dement. neuropsychol. [online]. 2008, vol.2, n.1, pp.13-19. ISSN 1980-5764.  http://dx.doi.org/10.1590/S1980-57642009DN20100004.

Testes de rastreio para o diagnóstico precoce de demência são de grande relevância clínica. O teste ideal deve ser breve e confiável e inclui componentes cognitivos comprometidos na Doença de Alzheimer (DA). Objetivo: Desenvolver um novo teste computadorizado de rastreio cognitivo (CompCogs), investigar a sua validade para o diagnóstico inicial DA e avaliar o seu valor heurístico na compreensão da velocidade de processamento na DA. Métodos: O desempenho na bateria de testes neuropsicológicos computadorizados, originalmente composta de seis testes, foi avaliado em quarenta e sete pacientes com diagnóstico de DA clinicamente provável em estágio inicial e 97 controles pareados por idade e anos de escolaridade foram estudados. A bateria de testes neuropsicológicos computadorizados, desenvolvida com o programa MEL professional, permite o controle do tempo e ordem de apresentação dos estímulos, bem como, tipo e latência de resposta. A versão breve para rastreio cognitivo, CompCogs, foi selecionada utilizando as variáveis neuropsicológicas com maior poder discrimintativo derivadas da análise de regressão logística. Toda a bateria tem duração de aproximadamente 40 minutos e o CompCogs apenas 15 minutos. Resultados: CompCogs incluiu o teste Face (resposta correta), os testes Palavras e Formas com memória de curto prazo (tempo de reação). O CompCogs apresentou 91,8% de sensibilidade e 93,6% de especificidade baseado na análise da curva ROC da probabilidade do diagnóstico de DA derivada da análise de regressão logística. Conclusões: CompCogs mostrou alta validade para o diagnóstico da DA, portanto é um instrumento alternativo útil para rastreio cognitivo.

Keywords : doença de Alzheimer; demência; testes neuropsicológicos computadorizados; bateria cognitiva breve.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )