SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Oral lichenoid lesions associated with amalgam restorations: report of two casesRapid denture fabrication for institutionalized patients índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Odonto Ciência

versión On-line ISSN 1980-6523

Resumen

SOUZA, Matheus Albino; BARBIZAM, João Vicente; CECCHIN, Doglas  y  SCARPARO, Roberta Kochenborger. Mineral trioxide aggregate as an apical plug in infected immature teeth: a case series . Rev. odonto ciênc. (Online) [online]. 2011, vol.26, n.3, pp. 262-266. ISSN 1980-6523.  http://dx.doi.org/10.1590/S1980-65232011000300013.

OBJETIVO: O objetivo desse artigo é descrever três casos clínicos de dentes com rizogênese incompleta e necrose pulpar tratados com agregado trióxido mineral (MTA) para obtenção de barreira de selamento apical. DESCRIÇÃO DOS CASOS: Todos os casos relatados apresentaram interrupção da formação radicular como consequência da necrose pulpar. Os canais foram instrumentados utilizando gel de clorexidina a 2% como substância química auxiliar e medicados com pasta de hidróxido de cálcio e clorexidina, a qual foi mantida nos canais por uma semana. Em uma segunda consulta, a porção apical dos canais foi selada com barreira apical de MTA, com espessura de aproximadamente 3-4 mm. As demais porções dos canais foram obturadas com técnica de plastificação termomecânica da guta-percha, utilizando cimento à base de óxido de zinco e eugenol. Controle pós-operatório de 6 meses e 1 ano mostraram resposta radiográfica satisfatória e ausência de sintomas. CONCLUSÃO: Atualmente, MTA apresenta-se como uma opção interessante para casos de rizogênese incompleta e necrose pulpar, apresentando como vantagem o menor tempo de tratamento requerido.

Palabras llave : Apexificação; Endodontia; necrose da polpa dentária; obturação do canal radicular.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés