SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número4Efeito de soluções irrigadoras endodônticas na resistência adesiva à dentinaManejo de dilação radicular em incisivo central permanente após avulsão do decíduo: relato de 6 anos de acompanhamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Odonto Ciência

versão On-line ISSN 1980-6523

Resumo

JACOB P, Shaju. Medição de periodontite em estudos populacionais: uma revisão de literatura. Rev. odonto ciênc. [online]. 2011, vol.26, n.4, pp. 346-354. ISSN 1980-6523.  http://dx.doi.org/10.1590/S1980-65232011000400013.

A definição diagnóstica utilizada para identificar periodontite determina em grande parte a prevalência e as estimativas de risco a partir de estudos populacionais. Uma grande variedade de definições tem sido utilizada por pesquisadores desde a década de1940. Esta variabilidade de definição da doença afeta a comparação e a validade das estimativas. Este estudo teve por objetivo revisar as definições de periodontite em estudos populacionais de prevalência e de risco. Realizou-se uma busca eletrônica na base de dados PubMedMedIinecom as plavras-chave: "Periodontitis" AND "crosssectional/case control/epidemiology". Os artigos foram selecionados e analisados. Este trabalho de revisão encontrou grande variedade de definição de casos usada em estudos de prevalência e de fatores de risco.A partir dos sistemas de indexação, as definições foram influenciadas pelo então entendimento corrente da patogênese da doença. Há necessidade de uma definição de caso uniforme para inquéritos de prevalência e definições populacionais específicas para estudos de associação.

Palavras-chave : Periodontite; definição de caso; estudos populacionais; epidemiologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês