SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Características epidemiológicas e das lesões bucais associadas ao HIV observadas em pacientes de uma cidade sul-brasileiraAvaliação de um método estratégico de demonstração prática aplicado nas aulas de endodontia laboratorial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Odonto Ciência

versão On-line ISSN 1980-6523

Resumo

L, Ismael Yévenes et al. Cárie e obesidade em escolares com seis anos de idade da Região Metropolitana (RM) de Santiago do Chile. Rev. odonto ciênc. [online]. 2012, vol.27, n.2, pp. 121-126. ISSN 1980-6523.  http://dx.doi.org/10.1590/S1980-65232012000200005.

INTRODUÇÃO: A cárie dentária e obesidade são doenças multifatoriais de alta prevalência na população infantil do Chile, e ambos são evitáveis desde a primeira infância. Estas doenças compartilham associações com hábitos alimentares e sócio-culturais determinantes. O objetivo deste estudo foi determinar a coexistência entre cárie e obesidade na população escolar de 6 anos na Região Metropolitana de Santiago, Chile. METODOLOGIA: A amostra foi constituída por 571 escolares de 6 anos residentes nas comunidades com água fluoretada da Região Metropolitana de Santiago, Chile, em 2004-2005. Para diagnóstico de cárie foi aplicado o critério da OMS para estudos epidemiológicos. O diagnóstico nutricional foi realizado segundo o IMC/idade e sexo em relação às curvas CDC-NCHS, considerando-se obesas as crianças com percentil ≥95. As variáveis de nível socioeconômico (SEL) e sexo foram registrados. RESULTADOS: Não houve diferença significativa entre história de cárie e estado nutricional (NS) (P = 0,837), tanto na dentição primária quanto na permanente (P = 0,306). Não houve associação de risco (OR 0,88; IC 0,60-1,28; 95%). As crianças com sobrepeso tiveram menor prevalência de cárie e da história do que as com peso normal ou obesas. Não houve relação significativa entre NS, SEL e ocorrência de cárie na análise multivariada. CONCLUSÃO: A obesidade não está relacionada com cárie dentária nesta amostra. As crianças com sobrepeso tiveram menor prevalência e severidade de cárie.

Palavras-chave : Cárie; obesidade; estado nutricional; crianças.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês