SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Efeito da viscosidade e modo de ativação na resistência flexural biaxial e módulo em cimentos resinosos duaisAvaliação microbiológica da eficácia do bochecho de clorexidina prévio à moldagem da cavidade bucal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Odonto Ciência

versão On-line ISSN 1980-6523

Resumo

BOTTCHER, Daiana Elisabeth; RAHDE, Nicole de Mello  e  GRECCA, Fabiana Soares. Remoção de hidróxido de cálcio: Eficácia das técnicas ultrassônica e manual. Rev. odonto ciênc. [online]. 2012, vol.27, n.2, pp. 152-155. ISSN 1980-6523.  http://dx.doi.org/10.1590/S1980-65232012000200011.

OBJETIVO: Diferentes técnicas são propostas para melhorar a remoção da pasta de hidróxido de cálcio. O objetivo do presente estudo in vitro foi comparar a efetividade das técnicas ultrassônica e manual para a remoção do hidróxido de cálcio do canal radicular. METODOLOGIA: Trinta e oito dentes monorradiculares foram divididos em dois grupos de 19 dentes cada. Os dentes foram preparados através da técnica de coroa-ápice até o instrumento memória #50. Após o preparo, os canais foram radiografados e, então, preenchidos com hidróxido de cálcio. A remoção da pasta no grupo I foi feita com o uso do ultrassom enquanto que no grupo II, a pasta foi removida através da técnica manual. Os dentes foram radiografados novamente para avaliar a remoção do hidróxido de cálcio. As radiografias foram digitalizadas e os terços avaliados de acordo com os níveis de cinza para quantificar a remoção do hidróxido de cálcio. Os testes para amostras independentes e o t de Student (α=0.05) foram aplicados para comparar a remoção da pasta entre os grupos e entre os terços do canal. RESULTADOS: Não houve diferença entre as técnicas ultrassônica e manual para a remoção do hidróxido de cálcio do canal radicular. Não houve diferenças estatísticas na comparação ente os terços avaliados. CONCLUSÃO: Nem a técnica manual nem a ultrassônica removeram completamente o hidróxido de cálcio do canal radicular.

Palavras-chave : Endodontia; hidróxido de cálcio; ultrassom.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês