SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Displasia cemento-óssea florida e osteomielite: relato de caso de uma apresentação simultâneaCisto odontogênico ortoqueratinizado: relato de dois casos em mandíbula índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Odonto Ciência

versão On-line ISSN 1980-6523

Resumo

MANZI, Flávio Ricardo et al. Diagnóstico radiográfico e imaginológico do rinólito na clínica odontológica: relato de caso. Rev. odonto ciênc. [online]. 2012, vol.27, n.2, pp. 170-173. ISSN 1980-6523.  http://dx.doi.org/10.1590/S1980-65232012000200015.

OBJETIVO: O rinólito é uma calcificação na cavidade nasal que pode ser descoberta durante o exame radiográfico odontológico de rotina. Esta massa calcificada é rara, pode exógena ou endógena, geralmente ocorre isoladamente, unilateral e assintomática. Pode causar obstrução nasal, odor fétido e secreção purulenta. Este estudo objetivou apresentar um caso de rinólito e suas características radiográficas. DESCRIÇÃO DO CASO: Uma paciente do sexo feminino, 14 anos de idade, tinha uma massa radiopaca na cavidade nasal direita. O tratamento odontológico primário incluía uma cirurgia para a remoção de um suposto dente supranumerário impactado diagnosticado após exames de radiografia convencional. Devido ao insucesso da cirurgia, foi realizado um exame por tomografia computadorizada e foi diagnosticado o rinólito. CONCLUSÃO: Exames de tomografia computadorizada adequados são necessários para o diagnóstico diferencial de patologias na cavidade nasal para proporcionar um tratamento adequado.

Palavras-chave : Rinólito; tomografia computadorizada; radiografia odontológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês