O presente artigo trata de indícios de sentidos e significados de feminilidade e masculinidade em aulas de Educação Física. Os referenciais teóricos adotados estão ligados à perspectiva histórico-cultural (Lev Vigotski) e à concepção enunciativo-discursiva (Mikhail Bakhtin), além da literatura sobre o tema masculinidade e feminilidade e a Educação Física. Foram acompanhadas as aulas de dois professores, sendo uma do sexo feminino e outro do sexo masculino, em duas escolas da cidade de Sumaré/SP. Os/as alunos/as das 5as séries - uma sala por escola - também constituíram o universo da pesquisa. Como forma de registro, foi utilizada a videogravação e o diário de campo. Foi possível identificar que muitas falas de alunas, alunos, professor e professora trazem indícios da internalização de valores e discursos, social e culturalmente construídos, que participam da institucionalização de certas normas, práticas e prioridades para cada gênero, sem, contudo, serem necessariamente percebidos.
Sentidos e significados; Feminilidade e masculinidade; Educação Física escolar