Acessibilidade / Reportar erro

A dança circular na resolução de situações-problema em aulas de Educação Física

The circular dance in the resolution of problem situations in Physical Education classes

Entender como o ser humano se organiza é tão complexo quanto entender como a Natureza interage com essa organização. A dança compreende uma das mais antigas atividades humanas cujas origens se confundem com a origem da própria humanidade, o que remete à época em que o homem vivia em estreita relação com a natureza. Nosso trabalho consistiu em realizar inferências sobre o processo de auto-organização do comportamento de crianças quando colocadas para solucionar situações-problema no contexto das danças circulares. Realizamos atividades que contassem com situações da dança circular utilizando materiais como: elástico, tecido, jornal, papel pardo, giz de cera. Através das danças circulares percebemos como a organização aparece e desaparece de forma muito dinâmica. É importante assinalar que o processo de constituição de um grupo dançante não é linear. Tal qual a roda, que vai e vem, requer tempo para girar num ritmo compassado, sintonizado, centrado.

Educação Física Escolar; Dança Circular; Auto-organização


Universidade Estadual Paulista Universidade Estadual Paulista, Av. 24-A, 1515, 13506-900 Rio Claro, SP/Brasil, Tel.: (55 19) 3526-4330 - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: motriz.rc@unesp.br