SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue1Consensus and disagreements: the professional training of family health teams in the Municipality of São Carlos (SP)The occupational dimension of the health care sector in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Trabalho, Educação e Saúde

On-line version ISSN 1981-7746

Abstract

RIBEIRO, Victoria Maria Brant. Discutindo o conceito de inovação curricular na formação dos profissionais de saúde: o longo caminho para as transformações no ensino médico. Trab. educ. saúde [online]. 2005, vol.3, n.1, pp. 91-121. ISSN 1981-7746.  http://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462005000100006.

Este artigo é produto do trabalho de investigação sobre iniciativas de inovação curricular, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), em escolas médicas públicas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, uma delas vinculada ao Programa de Incentivo às Mudanças Curriculares no Ensino Médico (Promed). Ressaltam-se três questões na análise do material empírico, uma de natureza metodológica, outra de natureza política e uma última de natureza histórico-cultural e científica, correspondendo ao que se apresenta neste artigo: a discussão sobre o conceito de inovação; os desdobramentos da análise das falas que possibilitaram mapear a situação atual da formação do estudante de medicina nas instituições selecionadas, traçando um quadro da visão e das concepções pedagógicas de educação médica e do nível de conhecimento das DCN, sob o ponto de vista de professores e estudantes; e as expectativas dos estudantes quanto à sua formação relacionada ao mundo do trabalho. A metodologia adotada segue os princípios da pesquisa qualitativa, razão pela qual a técnica de entrevista utilizada é o grupo focal, que oferece material empírico, analisado teoricamente, e que retorna aos atores (professores, gestores e estudantes) em atividades práticas com vista às inovações curriculares.

Keywords : inovação curricular; ensino médico; educação e saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese