SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Relações de saúde e trabalho em assentamento rural do MST na região de fronteira Brasil-ParaguaiRotatividade na força de trabalho da rede municipal de saúde de Belo Horizonte, Minas Gerais: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Trabalho, Educação e Saúde

versão On-line ISSN 1981-7746

Resumo

MORAES, Thiago Drumond. Positividade do risco e saúde: contribuições de estudos sobre trabalho para a saúde pública. Trab. educ. saúde (Online) [online]. 2011, vol.9, n.3, pp. 399-430. ISSN 1981-7746.  http://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462011000300004.

Este artigo procura retomar a positividade do conceito de risco como um instrumento de análise da atividade humana. Para tanto, partese de uma análise da utilização do conceito de risco ao longo da história da epidemia da Aids, buscando-se evidenciar os motivos que conduziram a sua superação parcial por meio da utilização do conceito de vulnerabilidade, que permite apreender as dinâmicas sociais dessa síndrome. Analisa-se também a maneira como o conceito de risco é apreendido no campo da saúde pública, evidenciando a dimensão positiva desse conceito, frequentemente ignorada em sua utilização. Com base na concepção de saúde de Canguilhem, um dos pilares centrais para a elucidação dessa dimensão positiva do risco, e por meio de uma análise do conceito de sociedade do risco, em que este conceito passa a ser apreendido na contemporaneidade como mecanismo de poder e como estratégia de governo das populações, chegou-se à explanação de Nouroudine acerca da dimensão positiva do risco como dimensão centrada na atividade. O artigo conclui sugerindo que a utilização dessa dimensão positiva do risco pode auxiliar na compreensão e na intervenção de vários fenômenos sociais de difícil apreensão pelo campo da saúde pública.

Palavras-chave : risco; atividade; saúde; saúde pública; trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português