‘Nível I Conhece’
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Conhecimento
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Prova teórica |
Bollela e Machado, 2010a; Domingues et al., 2010DOMINGUES, Rosângela C. L. et al. Competência clínica de alunos de Medicina em estágio clínico: comparação entre métodos de avaliação. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 34, n. 1, p. 124-131, 2010.. |
Questão discursiva |
Gontijo, Alvim e Lima, 2015; Letassy et al., 2015LETASSY, Nancy A. et al. A progressive, collaborative process to improve a curriculum and define an assessment program. The American Journal of Pharmaceutical Education, Lincoln, v. 79, n. 4, p.1-5, maio 2015.. |
Teste de múltipla escolha (TME) |
Farias, 2015FARIAS, Lindalva M. R. Manual do estágio curricular do curso de graduação em Enfermagem. Brasília: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde/Escola Superior de Ciências da Saúde, 2015. 55 p.; Gontijo, Alvim e Lima, 2015; Letassy et al., 2015LETASSY, Nancy A. et al. A progressive, collaborative process to improve a curriculum and define an assessment program. The American Journal of Pharmaceutical Education, Lincoln, v. 79, n. 4, p.1-5, maio 2015.. |
Teste de múltipla escolha ampliado |
Gontijo, Alvim e Lima, 2015. |
Teste situacional |
Gontijo, Alvim e Lima, 2015. |
Nível II ‘Sabe Como Faz’
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Testes de progressão (TP) |
Bollela e Machado, 2010a; Farias, 2015FARIAS, Lindalva M. R. Manual do estágio curricular do curso de graduação em Enfermagem. Brasília: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde/Escola Superior de Ciências da Saúde, 2015. 55 p.; Neves e Barros, 2014NEVES, Rinaldo S.; BARROS, Ângela F. (org.). Manual de avaliação do curso de graduação em Enfermagem. Brasília: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde; Escola Superior de Ciências da Saúde, 2014. 41 p.. |
• Teste de progressão anual (TPA) |
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• Teste de progressão individual (TPI) |
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Grupos de discussão (GD) |
Gontijo, Alvim e Lima, 2015. |
Case-based discussions (CBD) |
Farias, 2015FARIAS, Lindalva M. R. Manual do estágio curricular do curso de graduação em Enfermagem. Brasília: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde/Escola Superior de Ciências da Saúde, 2015. 55 p.. |
• Caso clínico |
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• Estudos de caso |
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Exercício de avaliação cognitiva |
Neves e Barros, 2014NEVES, Rinaldo S.; BARROS, Ângela F. (org.). Manual de avaliação do curso de graduação em Enfermagem. Brasília: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde; Escola Superior de Ciências da Saúde, 2014. 41 p.. |
Nível III ‘Mostra Como’
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Desempenho (ambiente simulado)
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Simulação |
Alvarez e Sasso, 2011ALVAREZ, Ana G.; SASSO, Grace T. M. D. Aplicação de objeto virtual de aprendizagem, para avaliação simulada de dor aguda, em estudantes de enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 229-237, mar.-abr. 2011.; Barbosa e Marin, 2009BARBOSA, Sayonara F. F; MARIN, Heimar F. Simulação baseada na web: uma ferramenta para o ensino de enfermagem em terapia intensiva. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 17, n.1, p. 7-13, jan. fev. 2009.; Crea, 2011CREA, Kathryn A. Practice skill development through the use of human patient simulation. The American Journal of Pharmaceutical Education, Lincoln, v. 75, n. 9, p. 1-8, nov. 2011.; Madhavanprabhakaran, Al-Khasawneh e Wittmann, 2015; Marmol et al., 2012MARMOL, Milene T. et al. Curativo de cateter central em simulador: efeito da presença do tutor ou da aprendizagem autoinstrucional. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 20, n. 6, p. 1134-1141, nov.-dez. 2012.; Moura e Caliri, 2013MOURA, Elaine C. C.; CALIRI, Maria H. L. Simulação para desenvolvimento da competência clínica de avaliação de risco para úlcera por pressão. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 26, n. 4, p. 369-375, 2013.; Santos e Leite, 2010SANTOS, Mateus C.; LEITE, Maria C. L. A avaliação das aprendizagens na prática da simulação em Enfermagem como feedback de ensino. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 31, n.3, p. 552-556, set. 2010.; Santos, Leite e Heck, 2010; Georg e Zary, 2014GEORG, Carina; ZARY, Nabil. Web-based virtual patients in nursing Education: development and validation of theory-anchored design and activity models. Journal of Medical Internet Research, Pittsburgh, v. 16, n. 4, abr. 2014.; Pina-Jimenez e Amador-Aguilar, 2015PINA-JIMENEZ, Irma; AMADOR-AGUILAR, Rocío. La enseñanza de la enfermería con simuladores, consideraciones teórico-pedagógicas para perfilar un modelo didáctico. Enfermería Universitária, Ciudad de México, v. 12, n. 3, p. 152-159, set. 2015.; Teixeira et al., 2015TEIXEIRA, Carla R. S. et al. Avaliação dos estudantes de Enfermagem sobre a aprendizagem com a simulação clínica. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 68, n. 2, p. 311-319, abr. 2015.; Fonseca et al., 2016FONSECA, Luciana M. M. et al. Computer and laboratory simulation in the teaching of neonatal nursing: innovation and impact on learning. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 24, e2808, 2016.. |
Objective Structured Clinical Examination (OSCE) |
Bollela e Machado, 2010a; Gontijo, Alvim e Lima, 2015; Letassy et al., 2015LETASSY, Nancy A. et al. A progressive, collaborative process to improve a curriculum and define an assessment program. The American Journal of Pharmaceutical Education, Lincoln, v. 79, n. 4, p.1-5, maio 2015.; Neves e Barros, 2014NEVES, Rinaldo S.; BARROS, Ângela F. (org.). Manual de avaliação do curso de graduação em Enfermagem. Brasília: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde; Escola Superior de Ciências da Saúde, 2014. 41 p.; Souza, 2012SOUZA, Ruy G. S. Atributos fundamentais dos procedimentos de avaliação. In: TIBÉRIO, Iolanda F. L. C. et al. Avaliação prática de habilidades em Medicina. São Paulo: Editora Atheneu, 2012. p. 2-11.; Cyrino e Cyrino, 2012CYRINO, Eliana G.; CYRINO, Antônio P. A avaliação de habilidades em saúde coletiva no internato e na prova de residência médica na Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp. In: TIBÉRIO, Iolanda F. L. C. et al (org.). Avaliação prática de habilidades em medicina. 1. ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2012. p. 163-172.. |
Mini-Clinical Evaluation Exercise (Mini-CEx) |
Bollela e Machado, 2010a; Burgess e Mellis, 2015BURGESS, Annette; MELLIS, Craig. Feedback and assessment for clinical placements: achieving the right balance. Advances in Medical Education and Practice, v. 6, p. 373-381, 2015.; Farias, 2015FARIAS, Lindalva M. R. Manual do estágio curricular do curso de graduação em Enfermagem. Brasília: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde/Escola Superior de Ciências da Saúde, 2015. 55 p.; Gontijo, Alvim e Lima, 2015; Neves e Barros, 2014NEVES, Rinaldo S.; BARROS, Ângela F. (org.). Manual de avaliação do curso de graduação em Enfermagem. Brasília: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde; Escola Superior de Ciências da Saúde, 2014. 41 p.; Megale, Gontijo e Motta, 2009. |
Multi-Source Feedback (MSF) |
Neves e Barros, 2014NEVES, Rinaldo S.; BARROS, Ângela F. (org.). Manual de avaliação do curso de graduação em Enfermagem. Brasília: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde; Escola Superior de Ciências da Saúde, 2014. 41 p.. |
Feedback da equipe |
Bollela e Machado, 2010a. |
Exercício baseado em problemas (Salto triplo escrito) |
Neves e Barros, 2014NEVES, Rinaldo S.; BARROS, Ângela F. (org.). Manual de avaliação do curso de graduação em Enfermagem. Brasília: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde; Escola Superior de Ciências da Saúde, 2014. 41 p.; Gontijo, Alvim e Lima, 2015; Gonzalez-Hernando et al., 2015GONZALEZ-HERNANDO, C. et al. Evaluación por los estudiantes al tutor de enfermería en el contexto del aprendizaje basado en problemas. Enfermería Universitaria, Ciudad de México, v. 12, n. 3, p. 110-115, set. 2015.. |
Nível IV ‘Faz’ ‘Ação’
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Desempenho (cenário de prática)
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Portfólio reflexivo |
Bollela e Machado, 2010a; Farias, 2015FARIAS, Lindalva M. R. Manual do estágio curricular do curso de graduação em Enfermagem. Brasília: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde/Escola Superior de Ciências da Saúde, 2015. 55 p.; Letassy et al., 2015LETASSY, Nancy A. et al. A progressive, collaborative process to improve a curriculum and define an assessment program. The American Journal of Pharmaceutical Education, Lincoln, v. 79, n. 4, p.1-5, maio 2015.; Neves e Barros, 2014NEVES, Rinaldo S.; BARROS, Ângela F. (org.). Manual de avaliação do curso de graduação em Enfermagem. Brasília: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde; Escola Superior de Ciências da Saúde, 2014. 41 p.; Otrenti et al., 2011OTRENTI, Eloá et al. Portfólio reflexivo como método de avaliação na residência de gerência de serviços de enfermagem. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, Londrina, v. 32, n. 1, p. 41-46, jan.-jun. 2011.; Domingues et al., 2010DOMINGUES, Rosângela C. L. et al. Competência clínica de alunos de Medicina em estágio clínico: comparação entre métodos de avaliação. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 34, n. 1, p. 124-131, 2010.; Friedrich et al., 2010FRIEDRICH, Denise B. C. et al. O portfólio como avaliação: análise de sua utilização na graduação de enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem, São Paulo, v. 18, n. 6, p. 1.123-1.130, nov.-dez. 2010.; Garrett, Macphee e Jackson, 2013; Gontijo, Alvim e Lima, 2015; Souza, 2012SOUZA, Ruy G. S. Atributos fundamentais dos procedimentos de avaliação. In: TIBÉRIO, Iolanda F. L. C. et al. Avaliação prática de habilidades em Medicina. São Paulo: Editora Atheneu, 2012. p. 2-11.; Neves, Guerreiro e Azevedo, 2016; Lana e Birner, 2015LANA, Letice D.; BIRNER, Juceline A. Um relato de caso sobre a construção e elaboração do portfólio como metodologia avaliativa de aprendizagem. Ciencia y Enfermería, Concepción, v. 21, n. 3, p. 101-112, 2015.. |
Seminário integrado |
Gontijo, Alvim e Lima, 2015. |
Trabalho de conclusão de curso (TCC) |
Neves e Barros, 2014NEVES, Rinaldo S.; BARROS, Ângela F. (org.). Manual de avaliação do curso de graduação em Enfermagem. Brasília: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde; Escola Superior de Ciências da Saúde, 2014. 41 p.. |
Mapas conceituais |
Bittencourt et al., 2013BITTENCOURT, Greicy K. G. D. et al. Mapas conceituais no ensino de pós-graduação em Enfermagem: relato de experiência. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, v. 34, n. 2, p. 172-176, 2013.; Bittencourt et al., 2011BITTENCOURT, Greicy K. G. D. et al. Aplicação de mapa conceitual para identificação de diagnósticos de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, Distrito Federal, v. 64, n. 5, p. 963-967, set.-out. 2011.; Cogo et al., 2009COGO, Ana L. P. et al. Avaliação de mapas conceituais elaborados por estudantes de Enfermagem com o apoio de software. Texto & Contexto Enfermagem, Florianópolis, Santa Catarina, v. 18, n. 3, p. 482-488, jul.-set. 2009.; Gontijo, Alvim e Lima, 2015; Souza e Boruchovitch, 2010SOUZA, Nadia A.; BORUCHOVITCH, Evely. Mapas conceituais: estratégia de ensino/aprendizagem e ferramenta avaliativa. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p. 195-218, dez. 2010.. |
Tutoria |
Marmol et al., 2012MARMOL, Milene T. et al. Curativo de cateter central em simulador: efeito da presença do tutor ou da aprendizagem autoinstrucional. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 20, n. 6, p. 1134-1141, nov.-dez. 2012.; Neves e Barros, 2014NEVES, Rinaldo S.; BARROS, Ângela F. (org.). Manual de avaliação do curso de graduação em Enfermagem. Brasília: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde; Escola Superior de Ciências da Saúde, 2014. 41 p.; Fierros, Montesinos-Lopez e Moreno, 2016. |
Autoavaliação |
Burgess e Mellis, 2015BURGESS, Annette; MELLIS, Craig. Feedback and assessment for clinical placements: achieving the right balance. Advances in Medical Education and Practice, v. 6, p. 373-381, 2015.; Farias, 2015FARIAS, Lindalva M. R. Manual do estágio curricular do curso de graduação em Enfermagem. Brasília: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde/Escola Superior de Ciências da Saúde, 2015. 55 p.; Gontijo, Alvim e Lima, 2015; Neves e Barros, 2014NEVES, Rinaldo S.; BARROS, Ângela F. (org.). Manual de avaliação do curso de graduação em Enfermagem. Brasília: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde; Escola Superior de Ciências da Saúde, 2014. 41 p.. |
Avaliação interpares |
Bollela e Machado, 2010a; Farias, 2015FARIAS, Lindalva M. R. Manual do estágio curricular do curso de graduação em Enfermagem. Brasília: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde/Escola Superior de Ciências da Saúde, 2015. 55 p.; Neves e Barros, 2014NEVES, Rinaldo S.; BARROS, Ângela F. (org.). Manual de avaliação do curso de graduação em Enfermagem. Brasília: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde; Escola Superior de Ciências da Saúde, 2014. 41 p.. |
Avaliação pelo docente |
Neves e Barros, 2014NEVES, Rinaldo S.; BARROS, Ângela F. (org.). Manual de avaliação do curso de graduação em Enfermagem. Brasília: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde; Escola Superior de Ciências da Saúde, 2014. 41 p.. |
Avaliação do docente |
Farias, 2015FARIAS, Lindalva M. R. Manual do estágio curricular do curso de graduação em Enfermagem. Brasília: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde/Escola Superior de Ciências da Saúde, 2015. 55 p.. |
Avaliação do estágio curricular |
Farias, 2015FARIAS, Lindalva M. R. Manual do estágio curricular do curso de graduação em Enfermagem. Brasília: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde/Escola Superior de Ciências da Saúde, 2015. 55 p..Farias, 2015FARIAS, Lindalva M. R. Manual do estágio curricular do curso de graduação em Enfermagem. Brasília: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde/Escola Superior de Ciências da Saúde, 2015. 55 p.. |
Diários de bordo |
Santos et al., 2013SANTOS, José L. G. et al. Diário de bordo: experiência de ensino-aprendizagem de Gestão e Gerenciamento em Saúde e Enfermagem. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, Fortaleza, v. 14, n. 4, p. 854-863, 2013.; Souza, 2012SOUZA, Ruy G. S. Atributos fundamentais dos procedimentos de avaliação. In: TIBÉRIO, Iolanda F. L. C. et al. Avaliação prática de habilidades em Medicina. São Paulo: Editora Atheneu, 2012. p. 2-11.
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Direct Observation of Procedural Skills (DOPS) |
Bollela e Machado, 2010a; Burgess e Mellis, 2015BURGESS, Annette; MELLIS, Craig. Feedback and assessment for clinical placements: achieving the right balance. Advances in Medical Education and Practice, v. 6, p. 373-381, 2015.; Hoseini et al., 2013HOSEINI, Bibi L. et al. Comparison of midwifery students’ satisfaction with direct observation of procedural skills and current methods in evaluation of procedural skills in Mashhad Nursing and Midwifery School. Iranian Journal of Nursing and Midwifery Research, Isfahan, v. 18, n. 2, p. 94-100, mar.-abr., 2013.. |
Avaliação baseada no local de trabalho (ABLT) |
Neves e Barros, 2014NEVES, Rinaldo S.; BARROS, Ângela F. (org.). Manual de avaliação do curso de graduação em Enfermagem. Brasília: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde; Escola Superior de Ciências da Saúde, 2014. 41 p.; Souza, 2012SOUZA, Ruy G. S. Atributos fundamentais dos procedimentos de avaliação. In: TIBÉRIO, Iolanda F. L. C. et al. Avaliação prática de habilidades em Medicina. São Paulo: Editora Atheneu, 2012. p. 2-11.. |
Avaliação diária do estudante |
Farias, 2015FARIAS, Lindalva M. R. Manual do estágio curricular do curso de graduação em Enfermagem. Brasília: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde/Escola Superior de Ciências da Saúde, 2015. 55 p.; Neves e Barros, 2014NEVES, Rinaldo S.; BARROS, Ângela F. (org.). Manual de avaliação do curso de graduação em Enfermagem. Brasília: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde; Escola Superior de Ciências da Saúde, 2014. 41 p.. |
Avaliação sistematizada da prática diária (ASPD) |
Farias, 2015FARIAS, Lindalva M. R. Manual do estágio curricular do curso de graduação em Enfermagem. Brasília: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde/Escola Superior de Ciências da Saúde, 2015. 55 p.. |
Conceito global |
Bollela e Machado, 2010a; Domingues, Amaral e Bicudo-Zeferino, 2009; Domingues et al., 2010DOMINGUES, Rosângela C. L. et al. Competência clínica de alunos de Medicina em estágio clínico: comparação entre métodos de avaliação. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 34, n. 1, p. 124-131, 2010.; Gontijo, Alvim e Lima, 2015. |
Exercício de investigação científica (Projeto de intervenção - PI) |
Neves e Barros, 2014NEVES, Rinaldo S.; BARROS, Ângela F. (org.). Manual de avaliação do curso de graduação em Enfermagem. Brasília: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde; Escola Superior de Ciências da Saúde, 2014. 41 p.. |
Exercício de avaliação da prática profissional (EAPP) |
Bahreini, et al., 2011; Neves e Barros, 2014NEVES, Rinaldo S.; BARROS, Ângela F. (org.). Manual de avaliação do curso de graduação em Enfermagem. Brasília: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde; Escola Superior de Ciências da Saúde, 2014. 41 p.. |
Incidente crítico |
Farias, 2015FARIAS, Lindalva M. R. Manual do estágio curricular do curso de graduação em Enfermagem. Brasília: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde/Escola Superior de Ciências da Saúde, 2015. 55 p.. |
Avaliação estruturada observacional |
Amaral, Domingues e Bicudo-Zeferino, 2007. |
Acompanhamento oferecido pelos preceptores |
Bezerra et al., 2013BEZERRA, Aline P. S. et al. A percepção do graduando em Saúde Coletiva sobre o estágio supervisionado. Tempus Actas de Saúde Coletiva, Brasília, v. 7, n. 3, p. 115-127, 2013.; Souza, 2012SOUZA, Ruy G. S. Atributos fundamentais dos procedimentos de avaliação. In: TIBÉRIO, Iolanda F. L. C. et al. Avaliação prática de habilidades em Medicina. São Paulo: Editora Atheneu, 2012. p. 2-11.. |
Revisão prontuários |
Bollela e Machado, 2010a. |
Avaliação Estruturada do Atendimento Clínico (AEAC) |
Domingues et al., 2010DOMINGUES, Rosângela C. L. et al. Competência clínica de alunos de Medicina em estágio clínico: comparação entre métodos de avaliação. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, v. 34, n. 1, p. 124-131, 2010.. |
Handoff CEX
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Horwitz et al., 2013HORWITZ, Leora I. et al. Validation of a handoff assessment tool: the Handoff CEX. Journal of Clinical Nursing, Oxford, v. 22, p. 1.477-1.486, maio 2013.. |