SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 issue1Prevalence and severity of orofacial pain in pregnant womenEvaluation of the pH and titratable acidity of teas commercially available in Brazilian market author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


RGO - Revista Gaúcha de Odontologia

On-line version ISSN 1981-8637

Abstract

PEREIRA, Rosana de Souza et al. Efetividade do EDTA 17% na remoção da smear layer e da medicação intracanal de hidróxido de cálcio das paredes dos canais radiculares: parte II. RGO, Rev. Gaúch. Odontol. [online]. 2014, vol.62, n.1, pp.53-58. ISSN 1981-8637.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-8637201400010000082382.

OBJETIVO:

Avaliar através de Microscopia Eletrônica de Varredura, a eficácia do EDTA a 17% na remoção da smear layer e da medicação de hidróxido de cálcio nos diferentes terços do canal radicular.

MÉTODOS:

Vinte e quatro pré-molares foram instrumentados nos terços cervical e médio utilizando-se brocas Gates-Glidden. No comprimento de trabalho realizou-se o alargamento até a lima #35 seguido do escalonamento até a lima #50. Após, os dentes foram divididos em quatro grupos de acordo com o tratamento recebido: GI - irrigação realizada com 5 ml de hipoclorito de sódio a 2,5%; GII - irrigação com 5 ml de EDTA 17%, durante 2 minutos e meio, submetidos a agitação com a lima #15, seguidos de uma irrigação com 5 ml de NaOCl a 2,5%; GIII - irrigação com 5 ml de hipoclorito de sódio a 2,5%, secagem, aplicação de medicação intracanal de Ca(OH)2 associado ao propilenoglicol e selamento, após 5 dias, remoção do selamento, irrigação com 5 ml de EDTA 17%, durante 2 minutos e meio, submetidos a agitação com a lima #15, seguida de irrigação final com 5 ml de NaOCl a 2,5%; GIV - irrigação com 5 ml de EDTA 17%, durante 2 minutos e meio, submetidos a agitação com a lima #15, seguidos de uma irrigação com 5 ml de NaOCl a 2,5%, secagem e após o uso da medicação intracanal de Ca(OH)2 associado ao propilenoglicol e selamento que foi removido após 5 dias realizando-se a irrigação com 5 ml de EDTA 17%, durante 2 minutos e meio, submetidos a agitação com a lima #15, seguida da utilização de 5 ml de NaOCl a 2,5%. A seguir, os dentes foram preparados e levados ao microscópio eletrônico de varredura.

RESULTADOS:

As imagens revelaram: grupo I - presença marcante de smear layer nos três terços; grupo II - nota-se a menor quantidade de smear layer no terço cervical e médio enquanto no apical há presença mais marcante; grupo III- no terço cervical e apical há presença de smear layer compactada nas paredes do canal e o aspecto mais disperso da medicação enquanto no terço médio nota-se presença da medicação no interior dos canalículos; grupo IV- em todos os terços houve redução da smear layer e da medicação e a presença de vários canalículos dentinários desobstruídos.

CONCLUSÃO:

Pode-se concluir que o uso do EDTA a 17% favoreceu a remoção da lama dentinária e dos resíduos da medicação intracanal em todos os terços do canal radicular.

Keywords : Hidróxido de cálcio; Cavidade pulpar; Ácido edético; Camada de esfregaço.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )