SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número2Prevalência de lesões por esforços repetitivos/distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho em diferentes especialidades de cirurgiões-dentistasMicrodureza nas camadas de prensagem de dentes pré-fabricados em resina acrílica modificada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


RGO - Revista Gaúcha de Odontologia

versão On-line ISSN 1981-8637

Resumo

TERADA, Raquel Sano Suga et al. Além do discurso de restaurações de amálgama x resina composta. RGO, Rev. Gaúch. Odontol. [online]. 2014, vol.62, n.2, pp.137-142. ISSN 1981-8637.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-8637201400020000051896.

OBJETIVO:

Diagnosticar a prevalência de restaurações de amálgama e resina composta realizadas por profissionais no serviço público e estudantes universitários de um município do noroeste do estado do Paraná.

MÉTODOS:

Foram selecionadas aleatoriamente dez unidades básicas de saúde, das quais foram consultados 500 prontuários de pacientes com 18 a 50 anos, de ambos os sexos. Para analisar a prevalência das restaurações realizadas pelos estudantes, aplicou-se um questionário aos estudantes do quarto e quinto ano contendo perguntas relativas ao número de restaurações e tipo de material utilizado nas atividades clínicas intramuros.

RESULTADOS:

Nas unidades básicas de saúde, 66% das restaurações foram feitas com amálgama e 34% com resina composta. Na escola, os estudantes do quarto ano responderam que quando estavam no terceiro ano, de um total de 367 restaurações, 21,5% foram feitas com amálgama e 78,5% com resina. Para o grupo de estudantes do quinto ano, a porcentagem de dentes restaurados com amálgama foi de 14,3%, 12,0% e 10,2%, respectivamente, para quando estavam no 3º, 4º e 5º ano do curso. Os resultados obtidos revelaram que a indicação do material restaurador nos dois cenários é divergente.

CONCLUSÃO:

Nas unidades básicas de saúde a maioria das restaurações realizadas foi de amálgama enquanto na escola, a maior prevalência foi de resina composta. Deve-se refletir se a formação profissional tem desenvolvido adequadamente as competências necessárias para a tomada de decisão e o atendimento às necessidades da população.

Palavras-chave : Amálgama dentário; Prevalência; Resinas compostas; Sistema Único de Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )