SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.62 número3Infiltração da Rodamina B em três materiais utilizados como tampão cervicalEpidemiologia da má oclusão em crianças e adolescentes: uma revisão crítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


RGO - Revista Gaúcha de Odontologia

versão impressa ISSN 0103-6971versão On-line ISSN 1981-8637

Resumo

PEREIRA, Renata Faria  e  LEAL, Soraya Coelho. Eficácia clínica do complexo de caseína CPP-ACP1. RGO, Rev. Gaúch. Odontol. [online]. 2014, vol.62, n.3, pp.243-252. ISSN 0103-6971.  https://doi.org/10.1590/1981-8637201400030000032595.

OBJETIVO:

Foi conduzida revisão da literatura em busca de ensaios clínicos randomizados in situ e in vivo que avaliassem o papel do complexo de fosfopeptídeo de caseína - fosfato de cálcio amorfo na prevenção de lesões de cárie.

MÉTODOS:

Inicialmente, buscou-se identificar na base Pubmed revisões sistemáticas sobre o tema. Foram identificadas duas revisões sistemáticas, que concluíram que a quantidade e qualidade dos ensaios clínicos randomizados são insuficientes para recomendação do uso clínico do produto. Posteriormente, pesquisaram-se ensaios clínicos randomizados in situ e in vivo que não tivessem sido incluídos nas revisões identificadas.

RESULTADOS:

Os estudos in vivo e in situ tiveram resultados contraditórios. Os estudos in situ indicaram uma maior eficácia do complexo de fosfopeptídeo de caseína - fosfato de cálcio amorfo em relação ao placebo. Já os estudos in vivo demonstraram diferentes.

CONCLUSÃO:

Complexo de fosfopeptídeo de caseína - fosfato de cálcio amorfo apresentou desempenho ora superior, ora equivalente ao placebo; o flúor demonstrou maior eficácia que o complexo de caseína; o complexo de fosfopeptídeo de caseína - fosfato de cálcio amorfo associado ao flúor se mostrou ora melhor, ora equivalente ao placebo. Diante da evidência científica disponível, não se pode generalizar a indicação do complexo de fosfopeptídeo de caseína - fosfato de cálcio amorfo para prevenção de lesões cariosas.

Palavras-chave : Fosfopeptídeo; Fluoreto de sódio; Remineralização dentária.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )