SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 issue4Intramuscular lipoma in the temporal region: a case reportUse of a palatal pedicle flap for closure of an oroantral fistula author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


RGO - Revista Gaúcha de Odontologia

Print version ISSN 0103-6971On-line version ISSN 1981-8637

Abstract

MORAES, Paulo de Camargo et al. Criocirurgia para tratamento de rânula mergulhante em criança: uma abordagem conservadora. RGO, Rev. Gaúch. Odontol. [online]. 2015, vol.63, n.4, pp.492-495. ISSN 1981-8637.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-863720150003000193051.

Muitas modalidades de tratamento têm sido propostas para o tratamento da rânula mergulhante, dentre elas: tratamento cirúrgico incluindo a excisão da glândula sublingual seguida da drenagem transoral da rânula mergulhante, aspiração, e criocirurgia e excisão com laser de CO2. Além dessas modalidades, a marsupialização e micro-marsupialização também podem ser recomendadas para o tratamento de rânulas intraorais. O objetivo deste trabalho será apresentar um caso clínico de rânula mergulhante em um paciente infantil de 8 anos e 6 meses de idade. A lesão foi tratada por meio do uso da criocirurgia, realizada com nitrogênio líquido e sem a aplicação de anestesia local. Serão destacados o protocolo de utilização, vantagens e desvantagens, resultados alcançados e a segurança para o paciente durante o tratamento. Após um ano de acompanhamento, observou-se que a lesão desapareceu completamente e não houve recidiva. Pode-se concluir que o uso da crioterapia com nitrogênio líquido pode ser o tratamento de escolha em relação à cirurgia convencional em pacientes pediátricos.

Keywords : Criança; Rânula; Glândula sublingual; Cirurgia; Tratamento.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )