SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.64 número1Descriptive study of apical periodontitis detected in Cone Beam Computed Tomography scansEthical and moral development: aspects relating to professional training in Dentistry índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


RGO - Revista Gaúcha de Odontologia

versión impresa ISSN 0103-6971versión On-line ISSN 1981-8637

Resumen

RABELO, Rodrigo  y  BASTING, Roberta Tarkany. Estudo retrospectivo da angulação dos segundos molares superiores permanentes em escolares com oclusão normal. RGO, Rev. Gaúch. Odontol. [online]. 2016, vol.64, n.1, pp.37-42. ISSN 0103-6971.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-863720160001000053005.

Objetivo:

Avaliar a angulação dos segundos molares superiores permanentes em escolares com oclusão normal, utilizando radiografias panorâmicas e modelos de gesso, e avaliar a correlação entre as medidas obtidas pelos dois métodos.

Métodos:

Trinta escolares brasileiros com média de idade de 14 anos e 7 meses foram selecionados. Os escolares não tinham sido submetidos ao tratamento ortodôntico prévio, deveriam apresentar no mínimo quarto das seis chaves de oclusão de Andrews, com a primeira chave (relação interarco) sendo mandatória, e ausência de significativa assimetria. A angulação dos segundos molares superiors foi mensurada usando radiografia panorâmica e modelos de gesso.

Resultados:

A media de angulação, de acordo com a radiografia panorâmica, foi de 105,8º com direção distal (desvio padrão de 5,1º). Os modelos de gesso apresentaram média de angulação dos segundos molares de -5,8º, indicando angulação distal da coroa. O teste de correlação de Pearson demonstrou relação negative e fraca (p = 0,009; r2 = - 0,474), com maior angulação nas radiografias panorâmicas e menor angulação nos modelos de gesso, sendo esta correlação considerada inversamente proporcional.

Conclusão:

As medidas nas radiografias panorâmicas mostraram angulação de 105,8º em direção distal, enquanto que os modelos de gesso revelaram angulação média de -5,8º. Assim, deve-se considerar essas angulações para individualizar a angulação de colagem de acessórios ortodônticos em segundos molares superiores permanentes. A correlação da angulação obtida entre os dois métodos foi negativa; entretanto, devido à fraca correlação, ambos os métodos devem ser empregados para se avaliar a angulação dos segundos molares superiores.

Palabras clave : Oclusão dentária; Radiografia Panorâmica; Planejamento..

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )