SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 issue3Effect of repeated cycles of chemical disinfection in microhardness of acrylic resins of complete denture base author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


RGO - Revista Gaúcha de Odontologia

Print version ISSN 0103-6971On-line version ISSN 1981-8637

Abstract

BRUSCHI, Jaqueline; BOFF, Luiza Bonezi  and  MELO, Tiago André Fontoura de. Análise da capacidade de corte, tempo de prepare e desvio apical após a instrumentação de canais curvos artificiais com sistemas reciprocantes Waveone ® e Reciproc ®. RGO, Rev. Gaúch. Odontol. [online]. 2017, vol.65, n.3, pp.191-195. ISSN 1981-8637.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-863720170002000013216.

Objetivo

Analisar a capacidade de corte, o tempo de preparo e a ocorrência de desvio apical, após a instrumentação de canais curvos com os sistemas reciprocantes WaveOne ® e Reciproc ® .

Métodos

Vinte canais simulados, com 35° de curvatura, foram randomicamente divididos para os dois sistemas. Os instrumentos utilizados foram o WaveOne ® Primary e o R25 Reciproc ® . Cada instrumento foi utilizado em um canal. Os preparos foram feitos por um único operador. Para análise da capacidade de corte, os canais foram pesados em balança analítica antes e após o preparo. A diferença na pesagem foi utilizada para aferição. O tempo para execução do preparo foi cronometrado e os valores obtidos foram analisados. Já para análise do desvio a 1 mm do comprimento de trabalho, antes e após o preparo, os canais foram preenchidos com tinta nanquim e fotografados em uma plataforma. As imagens foram sobrepostas no Photoshop ® e, com a ferramenta régua, foi realizada a medição.

Resultados

Para análise estatística foi utilizado o teste T de Student, com nível de significância de 5%. Na análise da capacidade de corte, o sistema WaveOne ® Primary foi mais eficaz que o instrumento R25 Reciproc ® , embora o seu tempo de preparo tenha sido maior. Apenas no critério, desvio apical, não se verificou diferença significativa entre os dois sistemas.

Conclusão

O WaveOne ® Primary apresentou uma maior capacidade de corte que o R25 Reciproc ® . Ambos os sistemas respeitaram a trajetória original do canal. O tempo de preparo do R25 Reciproc ® foi menor que o WaveOne ® Primary.

Keywords : Endodontia; Preparo de canal radicular; Propriedades físicas; Tempo; Equipamentos odontológicos; Nitinol.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )