SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67Dentes hipersensíveis apresentam inflamação pulpar?Investigação dos fatores psicológicos associados à língua fissurada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


RGO - Revista Gaúcha de Odontologia

versão impressa ISSN 1981-8637versão On-line ISSN 1981-8637

Resumo

RODRIGUES, Madson Hermenegildo; COSTA JUNIOR, Sylvio da; PEREIRA, Mateus Cardoso  e  BAVARESCO, Caren Serra. Avaliação da produção de procedimentos odontológicos no município de Florianópolis/SC. RGO, Rev. Gaúch. Odontol. [online]. 2019, vol.67, e20190014.  Epub 06-Maio-2019. ISSN 1981-8637.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-86372019000143528.

Objetivo:

Neste contexto, o objetivo do presente estudo é avaliar os procedimentos de saúde bucal realizados pela atenção básica no município de Florianópolis nos anos de 2014 e 2015 a fim de avaliar entraves e potencialidades do processo de atenção à saúde bucal no município.

Métodos:

Foi realizado um estudo epidemiológico observacional do tipo ecológico a partir de dados secundários obtidos do Prontuário Eletrônico de Paciente que integra todas as informações do paciente de forma padronizada e digital em toda rede de atenção à saúde do município. Os dados relativos à produção serão obtidos através da média da razão de cada procedimento odontológico realizado pelo número de pacientes que acessaram o serviço de saúde bucal no período estudado e expressos em suas formas absolutas e percentuais.

Resultados:

Florianópolis acompanhou a tendência nacional de diversificação dos procedimentos odontológicos ao longo do tempo, observando-se queda na quantidade de exodontias realizadas no município.

Conclusão:

É possível que os achados no presente estudo sejam impacto da implantação das Equipes de Saúde Bucal no Programa Saúde da Família. Entretanto, mais estudos sobre o funcionamento e atividades das Equipes de Saúde Bucal implantadas são necessários para qualificar a atenção odontológica prestada no município.

Palavras-chave : Odontologia comunitária; Saúde da família; Saúde pública.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )