SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67Remoção cirúrgica de mucocele volumosa em paciente jovem: relato de casoMicroneurorrafia do nervo mentoniano durante a remoção de um odontoma gigante índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


RGO - Revista Gaúcha de Odontologia

versão impressa ISSN 0103-6971versão On-line ISSN 1981-8637

Resumo

GOMES, Rita Fabiane Teixeira  e  CASTELO, Edilson Fernando. Odontologia hospitalar e a ocorrência de pneumonia. RGO, Rev. Gaúch. Odontol. [online]. 2019, vol.67, e20190016.  Epub 06-Maio-2019. ISSN 0103-6971.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-86372019000163617.

Objetivo:

Determinar as condições de saúde bucal dos pacientes idosos hospitalizados e restritos ao leito e correlacionar com o desenvolvimento de infecções à distância, sobretudo a pneumonia. Verificar se o acompanhamento diário do cirurgião-dentista melhora a saúde bucal e reduz a ocorrência de infecção respiratória em pacientes idosos internados.

Metodologia:

Estudo quase experimental com idosos internados em um hospital de ensino do sul do Brasil, restritos ao leito. A amostra teve 42 indivíduos, divididos em 2 grupos de formação aleatória simples, o grupo 1 recebeu avaliação e acompanhamento diário do cirurgião-dentista, o grupo 2 foi avaliado e recebeu orientações sobre os cuidados com a saúde e higiene bucal e das próteses dentárias.

Resultados:

Ambos os grupos apresentavam condições precárias da saúde e higiene bucal e das próteses na primeira avaliação. Houve melhora nas condições de saúde bucal de ambos os grupos no final da internação. Sete por cento dos pacientes desenvolveram pneumonia durante a internação hospitalar e a saúde bucal destes pacientes foram consideradas regulares ou ruins.

Conclusão:

A atuação do cirurgião-dentista promoveu melhoras na saúde bucal de ambos os grupos, sem diferença estatística entre o grupo que recebeu acompanhamento diário e o grupo que recebeu orientações, assim conclui-se que a atenção à saúde bucal deve ser uma conduta da equipe multidisciplinar, a odontologia deve estar presente para atuar em alterações que interfiram na condição clínica do paciente e oferecer capacitações e suporte para a equipe multidisciplinar que está na primeira linha de cuidados com os pacientes hospitalizados.

Palavras-chave : Equipe Hospitalar de Odontologia; Saúde Bucal; Pneumonia Aspirativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )