Acessibilidade / Reportar erro

A nova classe média em I Love Paraisópolis: efeitos de sentido do social1 Agradecemos ao Fundo de Incentivo à Pesquisa da PUC Minas (FIP/PUC-MG) pela bolsa concedida ao projeto de pesquisa 2016/10358 – S1, do qual este artigo é derivado, e à bolsista de Iniciação científica do projeto, Tamoni Monise Ferreira da Silva.

Brazil’s new middle class in I Love Paraisópolis telenovela: the effects of meaning of society

Resumo

Neste artigo, procura-se compreender como se dá a construção discursiva da nova classe média (também chamada de nova classe C) na telenovela I Love Paraisópolis, à luz da semiótica de linha francesa. Para isso, toma-se como corpus o primeiro capítulo dessa produção, exibida pela Rede Globo em 2015I LOVE PARAISÓPOLIS. 1o Capítulo. Direção: Wolf Maya e Carlos Araújo. Rio de Janeiro: Rede Globo de Televisão, 2015. 44 min. HDTV. Disponível em: <http://gshow.globo.com/novelas/i-love-paraisopolis/>. Acesso em 15 Jul. 2016.
http://gshow.globo.com/novelas/i-love-pa...
. Nela, a personagem principal, Marizete, é moradora da favela de Paraisópolis em São Paulo. Nota-se que, nesse caso, a nova classe C não apenas faz parte, mas protagoniza a trama central. Assim, entende-se que a nova classe média tem seu locus privilegiado na favela/comunidade que intitula a telenovela em questão, da qual se analisam algumas cenas, tendo em vista os níveis narrativo e discursivo do percurso gerativo do sentido, de Greimas. Finalmente, levando em conta o modelo de Landowski (2002), que diz respeito aos modos de relação com a alteridade, procura-se demonstrar como se estabelecem as relações entre cidade e favela, considerando-se também alguns elementos da visualidade. Esse percurso permite compreender, assim, algumas tessituras do social em I Love Paraisópolis, entendendo-se, evidentemente, esse social como um efeito de sentido.

Palavras-chave
telenovela; nova classe média; semiótica de linha francesa

Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com