Cuidar da criança na Atenção Básica de Saúde (ABS) na perspectiva da integralidade sugere organização e abordagem envolvendo articulação de saberes e fazeres. Nesse sentido, questiona-se: Que práticas, gestores, formadores e profissionais da saúde reconhecem como necessárias para a integralidade do cuidado? O estudo teve como objetivo compreender como são produzidas as práticas de cuidado à criança na atenção básica na perspectiva da integralidade em saúde. Os pressupostos da abordagem qualitativa e da Grounded Theory guiaram a coleta e análise dos dados aliada à entrevista semi-estruturada. Participaram da investigação 29 sujeitos organizados em cinco grupos amostrais. Descreve-se uma das categorias construídas na investigação nomeada "Modelando a Integralidade do Cuidado à Criança na ABS". Esse conceito é caracterizado pelo modo de encontro e preparo dos profissionais para uma aproximação com a família por meio do trabalho em equipe e práticas intersetoriais, aliando ao saber técnico as tecnologias relacionais e subjetivas.
Enfermagem pediátrica; Cuidado da criança; Atenção primária à saúde