SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39Accessibility to the treatment of hypertension in the family health strategyPractices for self-care in Hansen’s disease: face, hands and feet author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Gaúcha de Enfermagem

On-line version ISSN 1983-1447

Abstract

FORTE, Elaine Cristina Novatzki et al. Posicionamento de gestores e lideranças de enfermagem diante dos erros divulgados na mídia. Rev. Gaúcha Enferm. [online]. 2018, vol.39, e20180039.  Epub Oct 22, 2018. ISSN 1983-1447.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2018.20180039.

OBJETIVO

Analisar o posicionamento de gestores e lideranças de enfermagem acerca dos erros de enfermagem divulgados na mídia.

METODOLOGIA

Estudo qualitativo, retrospectivo, documental, coleta de dados realizada em jornais do Brasil e Portugal, entre 2012 e 2016. Análise realizada no Atlas.ti, utilizando a hermenêutica de Ricoeur fundamentada na Teoria do Agir Comunicativo de Habermas.

RESULTADOS

Gestores e lideranças destacam as condições de trabalho da enfermagem, e prestaram esclarecimentos quanto à ausência de supervisão e déficits na força de trabalho, seguiram com a abertura de sindicância interna, afastamento do cargo e demissão. As lideranças se posicionaram abrindo Processo Ético Disciplinar, realizando fiscalização, solicitando documentos e questionando acerca dos fatos, assim como repudiando algumas notas divulgadas.

CONCLUSÃO

As lideranças em enfermagem desempenham papel crucial no momento da divulgação de notícias que envolvem erros assistenciais, a fim de expor uma problemática complexa. Entretanto, isso não tem sido feito de forma eficiente.

Keywords : Segurança do paciente; Enfermagem; Meios de comunicação; Liderança; Gestão de riscos.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )