Acessibilidade / Reportar erro

Motivação de escolares das séries finais do ensino fundamental nas aulas de educação física

Motivation of scholars in junior high by physical education

O objetivo deste estudo é analisar a motivação nas aulas de Educação Física de alunos das séries finais do Ensino Fundamental. Participaram do estudo 86 estudantes de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental da escola pública municipal de Florianópolis (SC). Para a coleta de dados foi utilizado um questionário de múltipla escolha adaptado de Darido (2004). Na análise descritiva dos dados foram utilizados a frequência e o percentual e na análise inferencial empregou-se o Teste Exato de Fisher. Os resultados não apresentaram associação significativa entre motivação dos alunos, sexo, idade, série, participação nas aulas e prática esportiva extraclasse. Não obstante, foi expressivo o percentual de alunos que consideram motivantes as aulas de Educação Física ministradas pelos estudantes em situação de estágio, bem como o de escolares que declararam participar efetivamente das aulas e praticar esportes em horário extraclasse.

Motivação; ensino fundamental; prática de ensino


Universidade Estadual de Maringá Avenida Colombo, 5790, 87020-900 Maringá - PR, Tel.: (55 44) 3011 4470 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: revdef@uem.br