SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número4Nível Socioeconômico e affordances do ambiente domiciliar: implicações para o desempenho motor infantilUtilização da variabilidade da frequência cardíaca para a identificação do limiar anaeróbio: uma revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista da Educação Física / UEM

versão impressa ISSN 0103-3948versão On-line ISSN 1983-3083

Resumo

BEZERRA, Liudmila de Andrade; FARIAS, Gelcemar Oliveira; FOLLE, Alexandra  e  BEZERRA, Jorge. Ginástica na formação inicial em educação física: análise das produções científicas. Rev. educ. fis. UEM [online]. 2014, vol.25, n.4, pp.663-673. ISSN 1983-3083.  https://doi.org/10.4025/reveducfis.v25i4.22689.

O objetivo deste estudo é revisar sistematicamente os estudos primários que abordaram a ginástica na formação inicial em Educação Física. No processo metodológico, foram realizadas buscas em bases de indexação de artigos, teses e dissertações, a partir de descritores em português e inglês. Após o processo de seleção e eliminação automática, ficaram 102 estudos dos quais seis eram duplicados. No processo de seleção e eliminação manual, foram selecionados 10 estudos que atendiam rigorosamente aos critérios de inclusão e exclusão. A implementação da ginástica e suas modalidades como disciplina ou conteúdo específico nos cursos de formação inicial, apesar de apresentar diversos aspectos e fatores que dificultam sua adoção, revelou-se de extrema importância na formação dos futuros profissionais de Educação Física para atuação em diferentes campos de intervenção, haja vista que nenhuma investigação apontou como impossível de ser colocada em prática esta proposta de implementação da ginástica.

Palavras-chave : Ginástica; Formação inicial; Saberes docentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )