SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número3Patogenicidade e agressividade de isolados de Colletotrichum gloeosporioides em pimenta ornamentalGerminação e ação antioxidante em sementes de melão submetidas a estresse salino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pesquisa Agropecuária Tropical

versão On-line ISSN 1983-4063

Resumo

PAZINI, Juliano de Bastos et al. Seletividade de pesticidas utilizados em arroz sobre Telenomus podisi e Trichogramma pretiosum. Pesqui. Agropecu. Trop. [online]. 2016, vol.46, n.3, pp.327-335. ISSN 1983-4063.  https://doi.org/10.1590/1983-40632016v4640844.

Espécies de Telenomus e Trichogramma destacam-se como agentes de controle biológico em áreas orizícolas, e a principal estratégia para sua preservação é a utilização de agrotóxicos seletivos. Objetivou-se avaliar a toxicidade de agrotóxicos utilizados em áreas de arroz irrigado sobre Telenomus podisi Ashmead (Hymenoptera: Platygastridae) e Trichogramma pretiosum Riley (Hymenoptera: Trichogrammatidae). Adultos desses parasitoides foram expostos a resíduos secos de agrotóxicos, em experimento inteiramente casualizado, com 25 tratamentos (24 agrotóxicos + testemunha) e quatro repetições. Os inseticidas clorantraniliprole, flubendiamida e diflubenzurom e os inseticidas biológicos à base de Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae foram inócuos para T. podisi e T. pretiosum. Os herbicidas inócuos foram: 2,4-D amina, profoxidim, quincloraque, etoxissulfurom e saflufenacil. O fungicida epoxiconazol + cresoxim-metílico também foi inócuo para esses dois agentes de controle biológico. Portanto, esses agrotóxicos são indicados para o manejo integrado de pragas, em áreas de arroz irrigado.

Palavras-chave : Oryza sativa; parasitoide de ovos; manejo integrado de pragas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )