SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2O direito à saúde bucal na Declaração de Liverpool índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Bioética

versão impressa ISSN 1983-8042versão On-line ISSN 1983-8034

Resumo

CARVALHO, Regina Ribeiro Parizi; MARTINS, Gerson Zafalon  e  GRECO, Dirceu Bartolomeu. Sociedade Brasileira de Bioética: uma bioética de compromissos. Rev. Bioét. [online]. 2017, vol.25, n.2, pp.218-223. ISSN 1983-8042.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422017252181.

Para documentar dois mandatos à frente da Sociedade Brasileira de Bioética, os autores fazem retrospectiva da disciplina no país, com a criação da entidade associativa, de revistas científicas, eventos nacionais e internacionais, bem como programas acadêmicos para formação em campos multidisciplinares e divulgar a bioética para a sociedade brasileira, latino-americana e lusófona. Ressalta que desde o início dos debates a bioética brasileira teve sua atuação relacionada estreitamente com a defesa dos direitos humanos. No período de gestão os desafios se relacionavam ao envelhecimento populacional, ao impacto de doenças emergentes/reemergentes, ao aumento da urbanização, ao crescimento da tecnologia, às pressões para diminuir os requisitos éticos para pesquisas envolvendo seres humanos, globalização da economia e da comunicação; somados à grave crise econômica e política internacional, que no Brasil culminou com o impeachment da presidente eleita e reformas privatistas que subtraem direitos dos trabalhadores. Isto tudo determina a pauta para o novo mandato.

Palavras-chave : Bioética-Brasil-Direitos humanos; Decisões-Consciência-Informação; Responsabilidade Social-Educação-Participação cidadã.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês | Espanhol     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )