SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Código de Ética Médica brasileiro: limites deontológicos e bioéticosTrês apostas por uma bioética prática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Bioética

versão impressa ISSN 1983-8042versão On-line ISSN 1983-8034

Resumo

VERGARA, Oscar. Hermenêutica e a tomada de decisões em ética clínica. Rev. Bioét. [online]. 2017, vol.25, n.2, pp.255-263. ISSN 1983-8042.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422017252185.

A hermenêutica moderna interessa-se pelas condições de possibilidade da compreensão humana. Indubitavelmente, os seus contributos são de interesse para a ética biomédica, na qual o médico e o paciente tratam de compreender-se mutuamente a fim de concretizar um determinado projeto de cuidados. No entanto, esta perspectiva está longe de poder ser utilizada como padrão concreto para a tomada de decisões neste campo. A hermenêutica tem razão ao colocar o centro de gravidade no diálogo e não no método, entretanto, esquece-se de que, em Gadamer, o diálogo está orientado para a verdade. É precisamente isso que se pretende evidenciar neste trabalho, procurando estabelecer-se a conexão entre a referida noção de verdade com as noções de bem, história e comunidade.

Palavras-chave : Ética clínica; Hermenêutica; Tomada de decisões.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Espanhol | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )