SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Conceitos de vulnerabilidade humana e integridade individual para a bioéticaFluoretação da água de abastecimento público: abordagem bioética, legal e política índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Bioética

versão impressa ISSN 1983-8042versão On-line ISSN 1983-8034

Resumo

AARONS, Derrick E.. Explorando o balanceamento entre riscos e benefícios em pesquisa biomédica: algumas considerações. Rev. Bioét. [online]. 2017, vol.25, n.2, pp.320-327. ISSN 1983-8042.  http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422017252192.

A avaliação de riscos e benefícios é um dos requisitos fundamentais na revisão ética da pesquisa envolvendo participantes humanos. Consequentemente, os pesquisadores devem avaliar e procurar minimizar todos os riscos previsíveis envolvidos nas pesquisas propostas e os membros dos comitês de ética em pesquisa devem avaliar e balancear os possíveis riscos e benefícios envolvidos em cada proposta de pesquisa como parte de suas obrigações éticas em relação aos protocolos de pesquisa. No entanto, a literatura atual fornece poucas orientações detalhadas sobre como especificamente esse processo de balanceamento deve ocorrer. Consequentemente, este artigo fornece alguns detalhes do processo de balanceamento de riscos e benefícios na pesquisa biomédica e lembra aos membros dos comitês de ética de pesquisa de sua responsabilidade de proteger os vulneráveis da exploração em projetos de pesquisa.

Palavras-chave : Sujeitos da pesquisa-Protocolos-Ética; Experimentação humana; Comitê de ética em pesquisa; Projetos de pesquisa; Vulnerabilidade em saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês | Espanhol     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )