SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Processos judiciais para aquisição de bomba de insulina em Ribeirão PretoInformação médica e consentimento de pessoas com câncer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Bioética

versão impressa ISSN 1983-8042versão On-line ISSN 1983-8034

Resumo

DEBETIO, Juanah Oliveira; BITTENCOURT, Silvia Cardoso; HELLMANN, Fernando  e  PUTON, Vanessa. Questões éticas no processo de cuidar: o olhar de naturólogos. Rev. Bioét. [online]. 2018, vol.26, n.1, pp.109-118. ISSN 1983-8034.  https://doi.org/10.1590/1983-80422018261232.

A naturologia está pautada no cuidado à saúde humana por meio de práticas integrativas, sobretudo com elementos da natureza, visando manter e recuperar a saúde em processo humanizado. Este artigo objetiva conhecer problemas éticos vivenciados por naturólogos na prática assistencial e saber como esses profissionais buscam solucioná-los, à luz da ética do cuidado. Trata-se de pesquisa qualitativa com entrevistas semiestruturadas cujas respostas foram tratadas por análise de conteúdo. A partir dessas entrevistas foram criadas as seguintes categorias de análise: “limites do cuidar”; “relações interprofissionais”; e “limites da atuação profissional”. Verificou-se ocorrência de conflitos éticos tanto na relação direta do cuidado quanto em situações indiretas, como aquelas que envolvem outros profissionais, colegas de profissão e sociedade. Os entrevistados destacaram que o campo da naturologia ainda não está bem definido e que, muitas vezes, conflitos éticos aparecem por falta de limites claros de atuação.

Palavras-chave : Bioética; Ética; Terapias complementares; Assistência integral à saúde; Ética profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês | Espanhol     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )