SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3Knockdown resistance in pyrethroid-resistant horn fly (Diptera: Muscidae) populations in Brazil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária

versión On-line ISSN 1984-2961

Resumen

BIONDO, Alexander Welker et al. Uma revisão da ocorrência dos hemoplasmas (micoplasmas hemotróficos) no Brasil. Rev. Bras. Parasitol. Vet. (Online) [online]. 2009, vol.18, n.3, pp. 1-7. ISSN 1984-2961.  http://dx.doi.org/10.4322/rbpv.01803001.

Estudos recentes utilizando técnicas moleculares para a detecção de micoplasmas hemotróficos em diferentes mamíferos têm sido conduzidos no Brasil. Em gatos domésticos, infecções por Mycoplasma haemofelis, 'Candidatus M. haemominutum' e 'Candidatus M. turicensis' foram identificadas. Estas espécies também foram encontradas em felídeos neotropicais de vida livre e de cativeiro. Dois hemoplasmas caninos, Mycoplasma haemocanis e 'Candidatus Mycoplasma haematoparvum', foram identificados em cães domésticos. Em populações comerciais de suínos, Mycoplasma suis possui alta prevalência, especialmente em porcas. Além disso, novas espécies de hemoplasmas foram detectadas em suínos comercias e cães. Infecção por um hemoplasma em um paciente humano infectado com o vírus da imunodeficiência humana (HIV) foi recentemente documentada. Em conclusão, espécies de hemoplasmas são comuns e importantes agentes de infecções no Brasil. Estudos futuros devem ser conduzidos para melhor entender seu impacto em cães e gatos, animais de produção e na fauna silvestre, e também para determinar o seu papel como agentes zoonóticos, particularmente em pacientes imunocomprometidos.

Palabras llave : Hemoplasma; Mycoplasma haemofelis; Mycoplasma suis; HIV.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés