SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Neospora caninum as causative agent of bovine encephalitis in BrazilEffect of the granulometric characteristics of monensin sodium on controlling experimental coccidiosis in broiler chickens índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária

versión On-line ISSN 1984-2961

Resumen

DA SILVA, Aleksandro Schafer et al. Atividade tripanocida do plasma humano sobre Trypanosoma evansi em camundongos. Rev. Bras. Parasitol. Vet. [online]. 2012, vol.21, n.1, pp. 55-59. ISSN 1984-2961.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-29612012000100011.

Este estudo teve como objetivo testar um protocolo alternativo com plasma humano para controlar a infecção por Trypanosoma evansi em camundongos. O plasma foi oriundo de um homem aparentemente saudável, com idade entre 27 anos e tipo de sangue A+. Foi detectada uma concentração de 100 mg.dL -1 de apolipoproteína L1 (APOL1) no plasma. Quarenta camundongos foram divididos em quatro grupos, contendo dez animais cada. Grupo A, composto de animais não infectados. Os roedores dos grupos B, C e D foram inoculados intraperitonealmente com um isolado de T. evansi. O Grupo B foi usado como um controle positivo. Três dias pós-infecção (DPI), os camundongos foram tratados com plasma humano. Uma dose única de 0,2 mL de plasma foi administrada nos roedores do grupo C. Os ratos do grupo D receberam cinco doses de 0,2 mL de plasma em intervalos de 24 horas. Os ratos do grupo B apresentaram parasitemia crescente, o que ocasionou a morte dos animais em 5 DPI. Ambos os tratamentos foram capazes de eliminar o parasito do sangue e aumentar a longevidade dos animais. O método da PCR detectou uma eficácia de 50% (grupo C) e 80% (grupo D) no tratamento com plasma humano. Este sucesso terapêutico obtido nos animais do grupo D provavelmente foi por receber maiores níveis de APOL1, comparado ao grupo C.

Palabras llave : Trypanosoma evansi; tratamento; plasma humano; APOL1.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés