SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Citogenética de Mimosa bimucronata (DC.) O. Kuntze (Mimosoideae,Leguminosae): número cromossômico, polissomatia e meioseAnálise meiótica em tetraplóides induzidos de Brachiaria decumbens Stapf índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Crop Breeding and Applied Biotechnology

versão On-line ISSN 1984-7033

Resumo

VIVAS, Marcelo; SILVEIRA, Silvaldo Felipe da; TERRA, Carlos Eduardo Pessanha da Silva  e  PEREIRA, Messias Gonzaga. Testadores para capacidade combinatória e seleção de híbridos de mamoeiro resistentes a doenças fúngicas. Crop Breed. Appl. Biotechnol. (Online) [online]. 2011, vol.11, n.1, pp.36-42. ISSN 1984-7033.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-70332011000100005.

A resistência genética constitui alternativa sustentável para o controle de doenças na cultura do mamoeiro. O objetivo do presente estudo foi avaliar o uso de testadores na estimação da capacidade combinatória e na seleção de híbridos com resistência à pinta-preta, mancha-de-phoma e mancha-chocolate. O experimento foi conduzido em blocos ao acaso, com duas repetições de vinte plantas por parcela. Avaliou-se, em duas épocas, a severidade de mancha-de-phoma e pinta-preta em folhas, e área do fruto lesionada por pinta-preta e mancha-chocolate. Os híbridos com valores negativos de capacidade combinatória para todas as características avaliadas derivaram do cruzamento do testador 'JS 12' com 'Sunrise Solo' e 'Kapoho Solo PV', do testador 'Americano' com 'Caliman M5', 'Sunrise Solo', 'Baixinho de Santa Amália' e 'Waimanalo' e do testador 'Maradol' com 'Caliman G', 'Caliman AM' e 'Sunrise Solo PT'. Estes resultados orientarão o melhoramento voltado para a resistência às doenças por meio de hibridizações.

Palavras-chave : Carica papaya; Asperisporium caricae; Phoma caricae-papayae; Colletotrichum gloeosporioides; capacidade específica de combinação.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons