SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue60The kinds of research and the cooperation among university, business and government: an analysis in the northeast biotechnology networkThe social representations of Human Resources: an exploratory study with undergraduate students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Organizações & Sociedade

On-line version ISSN 1984-9230

Abstract

JORGE, Marcelino José; CARVALHO, Frederico A. de  and  JORGE, Marina Filgueiras. Diversificação como estratégia de expansão em uma instituição pública de pesquisa: uma avaliação utilizando o modelo DEA de análise de eficiência. Organ. Soc. [online]. 2012, vol.19, n.60, pp. 35-49. ISSN 1984-9230.  http://dx.doi.org/10.1590/S1984-92302012000100003.

Este trabalho avalia a estratégia de expansão do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz - IPEC/FIOCRUZ para promover a pesquisa por meio de ações integradas (PAIs) de pesquisa clínica de doenças infecciosas. Foram avaliadas oito PAIs no período 2002-2008. A Análise Envoltória de Dados - DEA foi usada para calcular uma fronteira eficiente e indicar os planos de operação para conduzir as PAIs ineficientes à fronteira. A hipótese markoviana foi utilizada na análise da transição das PAIs entre os estados de eficiência e ineficiência, no longo prazo. Merecem destaque as seguintes conclusões: a PAI é uma estrutura factível e eficiente de produção conjunta de assistência, ensino e pesquisa; é possível guiar as escolhas de curto-prazo dos gerentes, quantificando a mudança do mix de produtos que resultaria da estratégia pró-eficiência; e, no longo prazo, a proporção de PAIs ineficientes poderá aumentar, caso não sejam adotadas medidas gerenciais adequadas.

Keywords : Pesquisa estratégica em saúde; Diversificação da estrutura organizacional; Análise de eficiência; Análise envoltória de dados; Análise markoviana.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese