SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número78Organizações saudáveis e qualidade do trabalho na Europa. Desafios para organizações e profissões no setor público de saúdeAdministração e a questão social: entre o “robinsonismo” e o “étiennismo” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Organizações & Sociedade

versão On-line ISSN 1984-9230

Resumo

PEREIRA, Lívia Maria Reis; LOIOLA, Elisabeth  e  GONDIM, Sonia Maria Guedes. Aprendizagem de competências, suporte à transferência de aprendizagem e desempenho docente: evidências de validação de escala e teste de relações. Organ. Soc. [online]. 2016, vol.23, n.78, pp.438-459. ISSN 1984-9230.  http://dx.doi.org/10.1590/1984-92307856.

Este artigo relata procedimentos de construção e validação de um inventário que inclui escalas de aprendizagem de competências, de suporte à transferência de aprendizagem e de desempenho docente (ASOD), e apresenta resultados das relações entre aprendizagem, suporte e desempenho docente. O inventário mede tanto a aprendizagem quanto o desempenho de docentes em cinco domínios de competências (ensino, pesquisa, extensão, gestão e competências gerais). A escala de suporte à transferência subdivide-se em suportes psicossociais e materiais. Foram realizadas análises fatoriais, correlações e regressão múltipla. Os indicadores psicométricos sugerem que o inventário apresenta evidências de validação para a amostra de 219 docentes do IFBA participantes. Os resultados da regressão indicam que o desempenho em cada domínio é predito pela aprendizagem correspondente ao mesmo domínio. O suporte à aprendizagem não se mostrou preditor do desempenho docente. O inventário pode ser usado no aprimoramento de práticas institucionais de avaliação e desenvolvimento profissional do docente.

Palavras-chave : Aprendizagem de competências; Suporte à transferência; Desempenho no cargo; Validação de escalas; Docentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )