Atributos da qualidade da viagem |
Conforto |
Condições proporcionadas na viagem em termos de disponibilidade de assentos limpos e macios, temperatura agradável, nível de ruído aceitável, taxa de ocupação do veículo aceitável etc. (Beirão & Cabral, 2007Beirão, G., & Cabral, S. J. (2007). Understanding attitudes towards public transport and private car: A qualitative study. Transport Policy, 14(6), 478-489. http://dx.doi.org/10.1016/j.tranpol.2007.04.009. http://dx.doi.org/10.1016/j.tranpol.2007...
). |
Conveniência |
Relacionada às vantagens que pode oferecer o automóvel, pela simplicidade de seu uso e o quanto pode facilitar a mobilidade (Redman et al., 2013Redman, L., Friman, M., Gärling, T. E., & Harting, T. (2013). Quality attributes of public transport that attract car users: a research review. Transport Policy, 25, 119-127. http://dx.doi.org/10.1016/j.tranpol.2012.11.005. http://dx.doi.org/10.1016/j.tranpol.2012...
). |
Flexibilidade |
Possibilidades que o automóvel proporciona por meio de diferentes opções de uso em termos de horário e trajetos disponíveis (Beirão & Cabral, 2007Beirão, G., & Cabral, S. J. (2007). Understanding attitudes towards public transport and private car: A qualitative study. Transport Policy, 14(6), 478-489. http://dx.doi.org/10.1016/j.tranpol.2007.04.009. http://dx.doi.org/10.1016/j.tranpol.2007...
). |
Acessibilidade |
Facilidade proporcionada a indivíduos e bens para alcançar destinos ou atividades por um modo ou por uma combinação de transporte (Geurs & Van Wee, 2004Geurs, K. T., & Van Wee, B. (2004). Accessibility evaluation of lands-use and transport strategies: review and research directions. Journal of Transport Geography, 12(2), 127-140. http://dx.doi.org/10.1016/j.jtrangeo.2003.10.005. http://dx.doi.org/10.1016/j.jtrangeo.200...
; Ross, 2000Ross, W. (2000). Mobility & accessibility: the yin & yang of planning. World Transport Policy and Practice, 6(2), 13-19.). |
Rapidez |
Menor tempo de viagem com os menores atrasos para alcançar um destino determinado (Flórez et al., 2014Flórez, J., Muniz, J., & Portugal, L. (2014). Pedestrian quality of service: lessons from Maracanã stadium. Procedia: Social and Behavioral Sciences, 160, 130-139. http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2014.12.124. http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2014....
). |
Confiabilidade |
Facilidade com que os usuários podem orientar seu deslocamento e certeza sobre sua realização (Cardoso, 2012Cardoso, B. C. (2012). Um procedimento para a transferência modal do usuário do ônibus para o trem. Rio de Janeiro: Programa de Engenharia de Transportes – COPPE/UFRJ.; LNTZ, 2007Land Transport New Zealand – LNTZ. (2007). Pedestrian planning and design guide. Nova Zelândia: Wellington.). |
Segurança pessoal e do trânsito |
Segurança pessoal anticrimes, potenciais conflitos ou acidentes de trânsito percebidos pelos passageiros durante a viagem (Gardner & Abraham, 2007Gardner, B., & Abraham, C. (2007). Psychological correlates of car use: a meta-analysis. Transportation Research Part F: Traffic Psychology and Behaviour, 11(4), 300-311. http://dx.doi.org/10.1016/j.trf.2008.01.004. http://dx.doi.org/10.1016/j.trf.2008.01....
). |
Outros atributos |
Custo |
Referido ao custo monetário da viagem, incluindo taxas, pedágios, combustível e demais custos operacionais (Ortúzar & Willumsen, 2011Ortúzar, J., & Willumsen, L. (2011). Modeling transport (4th ed., p. 208-209). West Sussex: John Wiley and Sons.; Redman et al., 2013Redman, L., Friman, M., Gärling, T. E., & Harting, T. (2013). Quality attributes of public transport that attract car users: a research review. Transport Policy, 25, 119-127. http://dx.doi.org/10.1016/j.tranpol.2012.11.005. http://dx.doi.org/10.1016/j.tranpol.2012...
). |
Proteção ao clima |
Proteção proporcionada pela modalidade diante das mudanças climáticas, seja da chuva, sol, frio etc. (De Witte et al., 2013De Witte, A., Hollevoet, J., Dobruszkes, F., Hubert, M., & Macharis, C. (2013). Linking modal choice to motility: a comprehensive review. Transport Research Part A, 49, 329-341.). |
Consciência ambiental |
Relacionado a preocupações morais e normativas, como a poluição (Steg & Vlek, 2009Steg, L., & Vlek, C. (2009). Encouraging pro-environmental behaviour: An integrative review and research agenda. Journal of Environmental Policy, 29, 309-317.). |
Saúde |
Relacionado aos benefícios à saúde que derivam do uso do automóvel (Eriksson et al., 2013Eriksson, L., Friman, M., & Gärling, T. (2013). Perceived attributes of bus and car mediating satisfaction with the work commute. Transportation Research Part A, Policy and Practice, 47, 87-96. http://dx.doi.org/10.1016/j.tra.2012.10.028. http://dx.doi.org/10.1016/j.tra.2012.10....
). |
Capacidade de carga |
Quantidade de passageiros e/ou bens que consegue transportar o veículo (fonte própria). |