SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue10.5 mm: the new brazilian edition of problems of Dostoevsky's poeticsBernardo Santareno and the possible reverberations of Ivan Karamazov's words author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso

On-line version ISSN 2176-4573

Abstract

BRAIT, Beth  and  MACHADO, Irene. O encontro privilegiado entre Bakhtin e Dostoiévski num subsolo. Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso [online]. 2011, vol.6, n.1, pp. 24-43. ISSN 2176-4573.  http://dx.doi.org/10.1590/S2176-45732011000200003.

O objetivo deste trabalho é discutir a importância da novela Memórias do subsolo, de Fiódor Dostoiévski, no conjunto da obra Problemas da poética de Dostoiévski, de M. M. Bakhtin. Espera-se, com isso, compreender os procedimentos artísticos aí destacados e as consequências para a concepção da polifonia, do gênero romance polifônico e de outros importantes conceitos cujas ressonâncias extrapolam os estudos do discurso artístico, alcançando a receptividade em reflexões sobre a linguagem em geral. Esse é o caso do discurso com evasivas, com qual o homem do subsolo interage, ao mesmo tempo em que luta contra todos os discursos que possam dizer sobre si a última palavra.

Keywords : Memórias do subsolo; Polêmica velada; Evasivas; Silêncio; Palavra alheia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese