Neste artigo, temos como objetivo perscrutar o funcionamento da verbo-visualidade de uma perspectiva dialógica do discurso, utilizando, como material de análise, uma videomontagem humorística acerca do ator político Dilma Rousseff, durante a campanha presidencial brasileira do ano de 2010. Primeiramente, procuramos refletir acerca de alguns pressupostos teórico-metodológicos de Bakhtin e de Brait, qual seja, o de verbo-visualidade, alicerçado na concepção bakhtiniana de linguagem. Em um segundo momento, detivemo-nos na análise do texto objeto do artigo, que se pautou na seguinte indagação: como contribuem e funcionam os elementos verbais e visuais para produção e direcionamento de sentidos na videomontagem? Nossa hipótese é a de que os discursos carregados pela montagem criam uma trilha ideológica de sentido que leva os interlocutores a interpretar a então candidata como uma pessoa sem discurso, manipulável. Diante do exposto, tentaremos demonstrar a hipótese que sustentamos.
Verbo-visualidade; Análise dialógica; Discurso político; Texto humorístico