SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Drummond e Stella: experiências poéticasAgrotóxico versus pesticida: notas de leitura sobre polêmica e amemória discursiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso

versão On-line ISSN 2176-4573

Resumo

FERREIRA, Dina Maria Martins  e  VASCONCELOS, Marco Antônio. Discurso de memes: (Des)memetizando ideologia antifeminista. Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso [online]. 2019, vol.14, n.2, pp.44-61.  Epub 15-Abr-2019. ISSN 2176-4573.  https://doi.org/10.1590/2176-457339504.

O objetivo deste trabalho é discutir a necessidade de se pensar os memes a partir da perspectiva de um letramento visual crítico. Mais especificamente, buscamos analisar como os memes são utilizados em práticas sociais instauradoras ou mantenedoras de relações de dominação de gênero e explicar como a ideia de um letramento visual crítico pode ser útil para se contrapor a esse tipo de fazer discursivo. Desenvolvemos essa discussão à luz dos conceitos de multiletramentos, de letramento visual crítico, da Teoria Social Crítica e das metafunções da linguagem visual.

Palavras-chave : Memes antifeministas; Ideologia; Letramento visual crítico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )