SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.98 issue250The antechamber of paradise: the role of observation in the compulsory internship of teacher-training programsTeacher professional development: challenges and tensions in higher education through the perspective of the heads of department author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

VOIGT, Jane Mery Richter  and  AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de. A investigação de sentidos e significados com egressos de um curso de Licenciatura em Matemática. Rev. Bras. Estud. Pedagog. [online]. 2017, vol.98, n.250, pp.729-746. ISSN 0034-7183.  http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i250.2926.

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre os sentidos e significados conferidos pelos egressos da Licenciatura em Matemática à sua formação inicial, além de descrever o método de análise utilizado na interpretação das informações. Participaram da pesquisa egressos do curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição de ensino superior de Santa Catarina. Os instrumentos para a coleta de dados foram: questionário, cuja análise permitiu a seleção dos sujeitos para entrevista e os temas a serem aprofundados; e entrevista semiestruturada, cujos resultados foram analisados por meio dos núcleos de significação propostos por Aguiar e Ozella (2006). A análise permitiu destacar três núcleos: a) preparação para a sala de aula: atividade constituída por meio de múltiplas experiências; b) conhecimento sobre a profissão: caminhos e desafios para a sua construção; c) aula de matemática e a relação professor-aluno. Ouvir os egressos foi importante para pensar e teorizar não somente sobre esse curso como também sobre os demais cursos de formação de professores.

Keywords : formação de professores; sentidos; significados; psicologia sócio-histórica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )