Services on Demand
Journal
Article
Indicators
Cited by SciELO
Access statistics
Related links
Cited by Google
Similars in SciELO
Similars in Google
Share
Dental Press Journal of Orthodontics
Print version ISSN 2176-9451On-line version ISSN 2177-6709
Abstract
ALVES, Arthur César de Medeiros; MARANHAO, Olga Benário Vieira; JANSON, Guilherme and GARIB, Daniela Gamba. Mandibular dental arch short and long-term spontaneous dentoalveolar changes after slow or rapid maxillary expansion: a systematic review. Dental Press J. Orthod. [online]. 2017, vol.22, n.3, pp.55-63. ISSN 2177-6709. https://doi.org/10.1590/2177-6709.22.3.055-063.oar.
Objetivo:
o objetivo da presente revisão sistemática foi analisar as alterações dentoalveolares espontâneas, em curto e longo prazos, após a expansão lenta (ELM) ou rápida (ERM) da maxila, durante a dentição mista e permanente jovem.
Métodos:
uma busca eletrônica foi executada nas seguintes bases de dados: PubMed/Medline, Cochrane Library, Scopus, Embase e Web of Science. Os critérios de elegibilidade para a seleção dos artigos incluíram ensaios clínicos randomizados controlados e estudos prospectivos escritos em língua inglesa, sem restrição do ano de publicação, envolvendo pacientes que foram submetidos a ELM ou ERM durante a dentição mista ou permanente jovem. Dois revisores realizaram, de forma independente, uma busca por artigos. Inicialmente, o título e o resumo dos artigos foram lidos, e uma busca manual foi realizada nas referências dos artigos selecionados, a fim de se avaliar possíveis estudos não encontrados.
Resultados:
trezentos e setenta e três artigos foram encontrados com a busca, porém apenas seis foram selecionados para a revisão após a aplicação dos critérios de inclusão e de exclusão. Alterações dentoalveolares espontâneas sem significância clínica de aproximadamente 1 mm foram encontradas na arcada dentária inferior em curto e longo prazos, após a expansão lenta ou rápida da maxila. Além disso, não foram observadas diferenças significativas entre os grupos tratados e os controles.
Conclusão:
existe evidência suficiente para se concluir que alterações dentoalveolares espontâneas sem significância clínica tendem a ocorrer na arcada dentária inferior em curto e longo prazos após a ELM e ERM na dentição mista e permanente jovem. Mais ensaios clínicos randomizados com grupos controles adequados são necessários para melhor avaliar essa questão.
Keywords : Arcada dentária; Técnica de expansão palatina; Mandíbula; Dentição mista; Dentição permanente..