Este trabalho teve como objetivo hierarquizar os defeitos mais importantes encontrados em duas empresas do setor de estradas florestais, localizadas nos estados de Minas Gerais e Bahia, onde foram aplicados questionários a engenheiros e professores que atuam nesta área. Por meio destes questionários, foram coletados dados sobre quantidade e severidade de sete defeitos - seção transversal inadequada, drenagem lateral imprópria, corrugação, excesso de poeira, buracos, trilha de roda e perda de agregados -, que foram analisados pelo método objetivo denominado Índice de Condição de Rodovias Não Pavimentadas (ICRNP). Com o intuito de garantir uma maior precisão para realizar inferência sobre os defeitos, utilizaram-se as Redes Neurais Artificiais (RNA's), listando, assim, por ordem de importância, os problemas mais graves que tornam a malha viária intrafegável. Os resultados mostram que 33% dos trechos analisados necessitam de maior urgência para a realização de manutenção, atingindo a classificação de muito pobre, o que pode causar empecilhos aos usuários desta estrada. Seção transversal inadequada e drenagem lateral imprópria foram os defeitos mais encontrados nas estradas.
hierarquia; defeitos; manutenção de estradas