Suficiência de funcionários |
Não |
0 |
5 |
Para alcançar os objetivos de conservação, o parque precisa de guias técnicos para uma boa educação ambiental. Os visitantes não absorvem conhecimentos sobre biodiversidade do parque. |
Habilidade dos funcionários |
Sim |
5 |
5 |
Os funcionários executam bem o que é planejado. |
Capacitação dos funcionários |
Sim |
3 |
5 |
Os funcionários são capacitados no combate ao fogo e em primeiros socorros. Porém, precisam de um pouco de conhecimentos em Biologia. |
Avaliação periódica dos funcionários |
Não |
0 |
5 |
A avaliação das habilidades e prestações dos funcionários não é periódica. Os funcionários se reúnem raramente. |
Suficiência das condições de trabalho |
Não |
1 |
5 |
Os funcionários reclamam melhorias nas condições de trabalho, como dias de folga insuficientes e baixo salário. |
Total
|
|
|
9 |
25 |
|
% |
|
|
|
36% |
|
Comunicação e informação
|
Comunicação com outras UC |
Sim |
3 |
5 |
O parque tem comunicação com reserva particular vizinha e outras UC, como o Parque Estadual do Pico do Papagaio só que precisam melhorar a ligação. |
Adequação dos dados ecológicos e socioeconômicos com planejamento da gestão |
Não |
0 |
5 |
O planejamento da gestão é muito focado na manutenção das trilhas e fiscalização do turismo, mas não usa muito os dados ecológicos e socioeconômicos das pesquisas no parque. |
Possibilidade de coleta de novos dados |
Sim |
5 |
5 |
O parque disponibiliza dados para pesquisa e acompanha pesquisadores. |
Armazenamento, processamento e análise de dados. |
Sim |
5 |
5 |
Os resultados das pesquisas sobre o parque são armazenados. O processamento e análise são feitos pelos pesquisadores. |
Comunicação efetiva com a comunidade local |
Não |
0 |
5 |
A comunidade é muito dependente do parque, mas não é consultada nos processos de tomada de decisões da gestão do parque. |
Comunicação entre comunidades locais |
Sim |
3 |
5 |
Entre as comunidades, a comunicação é boa. A vila depende da política do município de Lima Duarte. |
Total
|
|
|
16 |
30 |
|
%
|
|
|
|
53% |
|
Infraestrutura
|
Indicadores
|
Alternativa
|
Ponto
|
Máximo
|
Descrição e justificativa
|
Adequação de transporte |
Sim |
3 |
5 |
O parque possui meios de transporte adequados para fiscalizar e alcançar os objetivos. Porém a manutenção do transporte é ainda um problema. |
Adequação do equipamento |
Sim |
3 |
5 |
Os equipamentos já são suficientes. Porém, alguns já são velhos e precisam ser substituídos. |
Adequação de instalações do parque com os objetivos |
Sim |
3 |
5 |
As instalações do parque ajudam a alcançar os objetivos. Melhorias devem ser feitas na portaria, sobretudo na informatização do sistema de pagamento. |
Centro de visitantes apropriado |
Sim |
3 |
5 |
O centro de visitantes é mais para educação ambiental. Porém precisa de modificações para conseguir atratividade constante. |
Manutenção dos equipamentos e instalações em longo prazo |
Não |
1 |
5 |
Ausência dos mecânicos para manutenção dos veículos. Por isso a manutenção dos veículos é feita em Barbacena (a 100 km). |
Total
|
|
|
13 |
25 |
|
%
|
|
|
|
52% |
|
Recursos financeiros
|
Adequação dos recursos financeiros nos últimos 5 anos |
Não |
0 |
5 |
Os recursos da gestão que o parque arrecada são muito maiores do que os que recebe do estado. Segundo o gerente, o retorno nem chega a 1%. |
Previsão dos recursos financeiros dos próximos 5 anos |
Não |
0 |
5 |
O parque não prevê nada para os próximos anos. Além disso, o parque não tem autonomia financeira. |
Eficácia de administração financeira |
Sim |
3 |
5 |
O orçamento não é 100% cumprido. |
Adequação de alocação de recursos de acordo com prioridades |
Sim |
5 |
5 |
A alocação de recursos é mais orientada para manutenção, fiscalização e comunicação. |
Previsão financeira em longo prazo |
Não |
0 |
5 |
Os recursos da gestão do parque são planejados em curto prazo e a execução do orçamento depende do quanto o IEF vai repassar. |
Capacidade de captação de recursos externos |
Não |
0 |
5 |
Todos os recursos financeiros são fornecidos unicamente pelo IEF. |
|
|
8 |
30 |
|
Total
|
|
|
|
27% |
|