SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue20REGÊNCIA E IMPRENSA: PERCURSOS HISTORIOGRÁFICOSCIVIC AND POLITICAL RITUAL IN THE MONARCHIC REACTION: RIO DE JANEIRO AND SALVADOR, 1837-41 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Almanack

On-line version ISSN 2236-4633

Abstract

CAMPOS, Adriana Pereira; PANDOLFI, Fernanda Cláudia  and  BASILE, Marcello Otávio Neri de Campos. PERCURSOS DE UM HOMEM DE LETRAS NOS OITOCENTOS: AS MÚLTIPLAS FACES DE MARCELINO PINTO RIBEIRO DUARTE. Almanack [online]. 2018, n.20, pp.10-37. ISSN 2236-4633.  http://dx.doi.org/10.1590/2236-463320182002.

Este artigo aborda a trajetória política do padre Marcelino Duarte, natural do Espírito Santo, então uma província periférica, que adquiriu notoriedade na vida política da Corte no período regencial. O padre teve diversas posições políticas ao longo de sua vida: de governista tornou-se liberal exaltado e, finalmente, aproximou-se dos caramurus. A partir de um conjunto diversificado de fontes, pesquisamos suas relações familiares, o vocabulário empregado, sua rede de contatos e alianças políticas. O objetivo da investigação consistiu em compreender a personalidade complexa e capacidade de adaptação de Marcelino às intensas transformações políticas da época. Os resultados da pesquisa, cuja principal contribuição é compreender os desafios e caminhos trilhados por essa primeira geração de homens da política no Brasil, sugerem que Marcelino foi tanto uma pessoa que ascendeu na política pelos seus méritos quanto um indivíduo pertencente ao establishment.

Keywords : Brasil Império; Espirito Santo; padres na política; imprensa; liberalismo no século XIX.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )