Neste trabalho foi estudado o valor de tempo de viagem para transporte clandestino e regular. A base teórica é a do modelo de alocação de tempo de Becker (1965) se estendendo para a estrutura empírica proposta por Tuong e Hensher (1985a), tentando incorporar a idiossincrasias dos indivíduos no processo de estimação por uma abordagem empírica com fatores aleatórios tal como proposto por Train (1998) e Revelt e Train (1999). Os resultados indicam que a forma estrutural de Tuong e Hensher não é a mais adequada para o estudo, mas sim as propostas estruturadas de Becker (1965), DeSerpa (1971) ou a não estruturada tipo McFadden. Conclui-se, simulando uma redução em tempo de viagens do transporte regular de um minuto e utilizando o valor de tempo de viagem obtido no modelo a la McFadden que pode haver uma redução na demanda do clandestino e um retorno para a sociedade cearense da ordem de 167 mil reais.
valor de tempo de viagem; logit com parâmetros aleatórios; estimativa bayesiana; transporte de passageiros