OBJETIVO:
Avaliar a percepção de fala ao telefone em indivíduos que receberam o implante coclear multicanal no período de 1993 a 2003.
MÉTODOS:
Vinte e sete usuários de IC foram divididos em grupos pré e pós-lingual, sendo que a percepção de fala foi avaliada em dois momentos: primeiramente por uma lista de sentenças aplicada a viva-voz com o mesmo mapeamento utilizado na avaliação ao telefone e, em um segundo, utilizando-se o telefone fixo, telefone fixo com adaptador para IC e telefone celular.
RESULTADOS:
No grupo de deficiência auditiva pré-lingual, 75% dos indivíduos foram capazes de manter o diálogo com o interlocutor e 19% o fizeram com dificuldade. Já no pós-lingual, 89% foram capazes de manter o diálogo com o interlocutor e 11% o fizeram com dificuldade. Tanto os indivíduos dos grupos pré quanto os do pós-lingual utilizam o telefone como meio de comunicação, e a maioria apresenta desempenho satisfatório sem a necessidade de auxílio ou acessórios do IC.
CONCLUSÃO:
Um dos benefícios do IC é introduzir na vida do deficiente auditivo o uso do telefone independente de sua tecnologia e acessórios, bem como o telefone com adaptador e o celular. Neste estudo, a maioria dos indivíduos usuários de IC apresentou desempenho satisfatório de compreensão de sentenças e perguntas ao telefone, com melhor desempenho, apesar de discreto, do grupo pós-lingual. Desta forma, verifica-se a importância da indicação criteriosa do IC e do programa de reabilitação auditiva, que minimizam os prejuízos da surdez na comunicação, principalmente via telefone, independente do momento no qual a deficiência auditiva foi adquirida. Assim, melhoram-se as condições para os usuários de IC manterem suas atividades diárias acompanhando o dinamismo da vida contemporânea.
Implante coclear; Telefone; Percepção auditiva; Perda auditiva; Audição