SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número5Nasalancia e nasalidade da voz traqueosofagica em laringectomizados totaisValidacao do Indice de Desvantagem Vocal: 10 (IDV-10) para o portugues brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


CoDAS

versão On-line ISSN 2317-1782

Resumo

LOPES, Leonardo Wanderley et al. Sotaque e telejornalismo: evidências para a prática fonoaudiológica. CoDAS [online]. 2013, vol.25, n.5, pp.475-481. ISSN 2317-1782.  http://dx.doi.org/10.1590/S2317-17822013000500012.

OBJETIVO:

Analisar as preferências e atitudes dos ouvintes quanto ao sotaque regional (SR) e suavizado (SS) no telejornalismo.

MÉTODOS:

Três telejornalistas gravaram frases-veículo e um texto-padrão nas situações de sotaque regional e suavizado. As gravações foram apresentadas a 105 juízes, que escutaram os pares de palavras e responderam se percebiam diferenças entre o sotaque regional e suavizado e o tipo de pronúncia que preferiam para a fala de apresentadores de telejornal. Posteriormente, escutaram as frases e julgaram sete atributos para as condições de sotaque regional e suavizado, utilizando uma escala de diferencial semântico.

RESULTADOS:

Os ouvintes perceberam a diferença entre a pronúncia com sotaque regional e suavizado (p<0,0001). Eles preferiram o sotaque suavizado para a fala dos apresentadores em todas as variantes estudadas (p<0,0001). Houve associação entre as variantes linguísticas e o julgamento de atitudes (p=0,002). Os ouvintes consideraram positiva a presença de sotaque suavizado na fala de apresentadores em todas as variantes estudadas (p<0,0001).

CONCLUSÃO:

Os ouvintes preferem e atribuem valores positivos à fala com sotaque suavizado para o telejornalista, em todas as variantes linguísticas estudadas.

Palavras-chave : Fonoaudiologia; Linguística; Fala; Percepção da fala; Televisão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )