Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
Citado por SciELO
Acessos
Links relacionados
Citado por Google
Similares em SciELO
Similares em Google
Compartilhar
Audiology - Communication Research
versão On-line ISSN 2317-6431
Resumo
SOUSA, Maria da Glória Canto de et al. Adaptação brasileira do dizziness handicap inventory para a população infantil: confiabilidade dos resultados. Audiol., Commun. Res. [online]. 2015, vol.20, n.4, pp.327-335. ISSN 2317-6431. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6431-2015-1595.
Objetivo:
Avaliar a confiabilidade dos resultados numa versão adaptada do Dizziness Handicap Inventory (DHI) brasileiro para crianças.
Métodos:
(1) adaptação semântica do DHI, primeira versão, para população infantil; (2) apreciação do DHI por juízes fonoaudiólogos, para adequação semântica da versão adaptada; (3) aplicação do piloto em 15 indivíduos para ajustes semânticos; (4) aplicação da versão adaptada do DHI, em 119 crianças com relato de tontura; (5) teste-reteste de 34 crianças.
Resultados:
Com relação ao gênero, verificou-se médias mais elevadas do escore total nas crianças do gênero feminino. Não houve associação entre os escores do Dizziness Handicap Inventory-Child/Adolescent (DHI-CA) e a idade das crianças. Foram constatados índices adequados de consistência interna e estabilidade dos resultados na escala total e nas três subescalas.
Conclusão:
O Dizziness Handicap Inventory-Child/Adolescent mostrou-se confiável para quantificação do impacto da tontura na qualidade de vida das crianças e adolescentes em fase escolar, sendo a confiabilidade dos resultados uma primeira contribuição para a validação desse instrumento.
Palavras-chave : Criança; Questionário; Tontura; Qualidade de vida; Reprodutibilidade.