SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue1Effects of cold versus hot compress on pain in university students with primary dysmenorrheaMusculoskeletal disorders in banana culture workers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


BrJP

Print version ISSN 2595-0118On-line version ISSN 2595-3192

Abstract

MARIANI, Laísa; SILVA, Cecília Felix da; BUZANELLO, Márcia Rosângela  and  BERTOLINI, Gladson Ricardo Flor. Limiar de dor entre homens e mulheres com diferentes massas e percentuais de gordura. BrJP [online]. 2020, vol.3, n.1, pp.29-32.  Epub Feb 27, 2020. ISSN 2595-3192.  https://doi.org/10.5935/2595-0118.20200007.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

Existe uma lacuna de dados com respeito à dor ao frio e pressão em indivíduos jovens saudáveis. O presente estudo teve como objetivo comparar o limiar e intensidade de dor ao frio, e limiar de pressão em homens e mulheres jovens, com diferentes percentuais de gordura.

MÉTODOS:

Participaram do estudo 30 homens e 42 mulheres com idade entre 18 e 25 anos, divididos em dois grupos: normal - índice de massa corporal ≤24,9 e sobrepeso - ≥25. O percentual de gordura foi estimado pela bioimpedância tetrapolar; o limiar de dor à pressão por dolorímetro; o limiar de dor ao frio foi cronometrado e a intensidade mensurada pela escala analógica visual.

RESULTADOS:

A intensidade da dor provocada pelo frio não apresentou diferença significativa entre os grupos, assim como o limiar de dor ao frio e o limiar de dor à pressão inicial e final. O mesmo comportamento ocorreu intragrupos para homens e para mulheres. Quando comparada a diferença entre os sexos, os limiares de dor à pressão e ao frio tiveram diferenças significativas. A intensidade da dor não apresentou diferenças entre os sexos.

CONCLUSÃO:

O percentual de gordura não interferiu no tempo de resposta dos limiares de dor ao frio, pressão e intensidade da dor em adultos jovens. Quando considerado o sexo, embora o limiar de dor ao frio nos homens tenha sido maior que nas mulheres, a intensidade da dor foi semelhante.

Keywords : Índice de massa corporal; Mensuração da dor; Obesidade.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )